Portal da Cidade Douradina

AVENORTE

Frigorífico de Cianorte afasta 800 funcionários por causa do novo coronavírus

O anúncio do afastamento dos trabalhadores foi feito pelo prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, que é um dos sócios da empresa.

Publicado em 03/06/2020 às 04:05

Conforme Bongiorno, se a empresa parar, toda a cadeia produtiva da avicultura na região será afetada. (Foto: Reprodução)

A Avenorte, que emprega centenas de trabalhadores da região, em especial de Moreira Sales, Paraná do Oeste e Tunerias do Oeste, afastou cerca de 800 funcionários do seu frigorífico em Cianorte. São pessoas, que possivelmente tenham tido contato com colegas ou conhecidos infectados com o novo coronavírus.

O anúncio do afastamento dos trabalhadores foi feito pelo prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, que é um dos sócios da empresa, depois que vários trabalhadores da empresa foram diagnosticados com a doença. Em Moreira Sales, por exemplo, a maioria dos pacientes são funcionários da Avenorte ou tiveram contato com alguém que trabalha na empresa. 

De acordo com Bongiorno, a Avenorte está tomando todos os cuidados necessários para que não haja propagação da doença. Ele pediu calma e disse que o afastamento de 800 trabalhadores é porque a empresa tem a preocupação de cuidar e zelar, não só pela vida daqueles que trabalham e prestam serviço para a Avenorte, mas também com a de seus familiares. 

O prefeito e sócio da Avenorte, disse que se for preciso tomar uma decisão mais drásticas, inclusive de parar as atividades da empresa, isso será feito, mas que essa possibilidade ainda é muito remota. “A gente sabe que têm aqueles que torcem contra, que querem ver a Avenorte fechada, mas precisamos ter cautela”, disse. 

Conforme Bongiorno, se a empresa parar, toda a cadeia produtiva da avicultura na região será afetada, gerando prejuízos incalculáveis para a atividade. Segundo ele, uma paralisação do abate significaria o sacrifício de milhões de aves de várias idades, além do descarte de ovos, o que configuraria uma janela de quase sete meses para recuperar a atividade, sem contar no número de empregos perdidos. 

Ainda segundo o prefeito, todas as medidas necessárias para preservar os funcionários da Avenorte estão sendo tomadas, mas na opinião dele, isso ainda não é o suficiente. Ele pediu para que a população e os trabalhadores da empresa não ouçam boatos de rua. “Não ouçam boatos. Infelizmente tem gente torcendo para a Avenorte fechar. Tem gente torcendo para gente morrer na Avenorte, mas isso não vai acontecer”, desabafou. 

Casos na cidade 

Cianorte é hoje uma das cidades com mais casos de covid no Estado. São 83 casos e duas pessoas já morreram por causa da doença. Coincidentemente, os casos de covid-19 começaram a evoluir depois que a Avenorte confirmou os primeiros registros de contaminação entre os seus funcionários. 

Fonte:

Deixe seu comentário