Portal da Cidade Douradina

PORTO FIGUEIRA

Furto a barcos em garagem acende sinal de alerta na barranca do rio Paraná

Os empresários locais estão reforçando a segurança dos estabelecimentos.

Publicado em 30/07/2018 às 08:59
Atualizado em

(Foto: Ilustrado.)

O furto de duas lanchas do interior de uma garagem de barcos no balneário de Porto Figueira, em Alto Paraíso, no início da semana, acendeu a luz de alerta para empresários locais reforçarem a segurança dos estabelecimentos.

“Estou reforçando a segurança com a instalação de mais câmeras, que antes eram analógicas e agora serão todas em HD, melhorando a qualidade das imagens e também o alcance. Também estou investindo em alarmes”, relatou o proprietário da garagem onde os furtos ocorreram. No total ele está desembolsando cerca de R$ 5 mil com os novos equipamentos. Na garagem são cerca de 100 embarcações.

No total são seis garagens responsáveis pela guarda de barcos e motos aquáticas no balneário, as informações são do Jornal Umuarama Ilustrado.

Segundo Roseli Araujo Freitas, de outra garagem, ela tem mais de 200 barcos sob sua guarda e para garantir que tudo continue seguro, investe sempre em câmeras de monitoramento, alarme e segurança 24 horas por dia. “Estamos há 17 anos no ramo e nunca tivemos problemas, mas temos que nos prevenir. Moramos aqui e não tem movimento fora da época”, explicou.

O CRIME

“Eu moro em frente ao barracão. Jamais imaginei que fariam algo assim aqui. Todo o crime foi filmado”, relatou o proprietário da garagem furtada. Segundo ele, nas imagens aparecem três homens encapuzados e armados arrombando o portão principal, escolhendo os barcos que seriam levados e os engatando em uma caminhonete S-10 e em uma pick-up Saveiro. Pelos registros das câmeras, os criminosos teriam permanecido 34 minutos no local, antes de saírem e fecharem o portão.

“Acordei por volta das 3h30 com um amigo em Pérola contando que viu o barco passando e me dizendo que a garagem havia sido arrombada. Olhei pela janela e parecia tudo normal. Quando cheguei até o portão é que vi que estava arrombado e dei o alerta para a polícia, que agiu rápido”, explicou o entrevistado.

As embarcações foram recuperadas pela Polícia Militar ainda durante a fuga dos criminosos, já no município de Altônia, a 92 km do local do furto. As duas lanchas e os motores levados estão avaliados em cerca de R$ 115 mil, segundo a vítima.

Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu na madrugada de quarta-feira (25) e dois homens foram presos em flagrante com as embarcações em Altônia e conduzidos para a delegacia da Polícia Civil. As lanchas foram recuperadas e os dois veículos usados pelos criminosos apreendidos.

Segundo a Polícia Militar na denúncia constava que o furto teria ocorrido em Porto Figueira pouco antes e que as embarcações estariam sendo rebocadas por uma S-10 e uma Saveiro e que o destino seria Altônia. A equipe seguia rumo ao distrito de São João quando avistaram a caminhonete vindo no sentido contrário e com o barco a reboque e o outro barco estava encostado ao lado de um comércio.

De acordo com a PM, o condutor da caminhonete fugiu correndo através de quintais. Quando os militares retornavam ao destacamento, avistaram a Saveiro com dois ocupantes. Durante a abordagem encontraram o condutor da caminhonete e seu comparsa. Ambos foram detidos em flagrante e levados à delegacia.

Fonte:

Deixe seu comentário