Portal da Cidade Douradina

APRESSADO

Mulher dá à luz dentro de carro em frente a hospital de Loanda

Além da situação atípica, a mulher ainda teve parto pélvico, que é um procedimento complicado

Publicado em 02/05/2018 às 00:50
Atualizado em

Uma mulher de 26 anos deu à luz dentro de um carro, na tarde da última segunda-feira (30), em frente ao Hospital Municipal Doutor Seitugo Hirata, de Loanda.

O parto foi feito pelos médicos de plantão, Diogo Augusto de Almeida Garrett e Patrícia de Carvalho, com o auxílio de enfermeiros e técnicos em enfermagem.

De acordo com o médico Diogo, além de fazer o parto dentro do veículo, a situação se complicou ainda mais porque se tratava de um parto pélvico, também conhecido como cabeça derradeira, um dos piores procedimentos que podem acontecer durante um parto normal, segundo o médico.

“Neste tipo de parto, o bebê fica com parte do corpo para fora e com a cabeça presa dentro do corpo da mãe. Quando isso é identificado antes, é possível fazer uma cesárea para salvar a mãe e o bebê, mas quando não, em alguns casos extremos, é preciso cortar a cabeça da criança para salvar pelo menos a mãe”, explica o médico.

Segundo Garrett, quando ele chegou ao carro, onde a gestante estava dando à luz, a criança, um menino, já estava com o corpo todo roxo, mas graças ao auxílio da médica Patrícia e de toda a equipe de enfermagem do hospital, foi possível fazer um procedimento que possibilitou a retirada do bebê, sem precisar de medidas extremas.

“Quando nós retiramos a criança, foi uma grande alegria. Tivemos que fazer a ressuscitação do bebê, que já estava até roxo pelo tempo que ficou preso. Mas realizamos a massagem cardíaca e logo ele voltou”, comemora Diogo.

Após o parto, mãe e bebê foram encaminhados para o Hospital e Maternidade Santa Catarina, também em Loanda, onde continuam internados. O local tem melhor estrutura para receber recém-nascidos. 

O hospital informou na manhã desta quarta-feira (2) que a mulher e o filho estão bem de saúde e devem receber alta ainda hoje, se tudo ocorrer conforme o esperado.

Ainda de acordo com o hospital, o bebê é o quarto filho da jovem de 26 anos, que mora em um sítio na região de Loanda.

Fonte:

Deixe seu comentário