Portal da Cidade Douradina

ALERTA

Nível do Rio Paraná deve diminuir ainda mais; hidrelétricas reduzirão vazão

A hidrelétrica de Rosana emitiu comunicado, relatando que a vazão da usina deve diminuir nos próximos dias, o que vai influenciar no fluxo do rio.

Publicado em 16/06/2021 às 22:08
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Porto Rico)

Os donos de embarcações que navegam pelas águas do Rio Paraná devem ficar ainda mais atentos ao perigo que os bancos de areia oferecem. Segundo a prefeitura de Porto Rico, a direção da hidrelétrica de Rosana emitiu um comunicado na manhã desta quarta-feira (16), relatando que a vazão da hidrelétrica deve diminuir pelos próximos dias, o que deve contribuir ainda mais para a diminuição do fluxo d’água do Rio Paraná.

A hidrelétrica de Rosana, a exemplo das demais empresas geradoras de energia montadas ao longo dos Rios Paraná e Paranapanema, estão seguindo a determinação da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e os protocolos praticados em tempos de escassez d’água para geração de energia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o comunicado os testes hídricos devem durar pelos próximos oito dias, durante esse período somente a água utilizada na geração de energia irá passar pelas turbinas da hidrelétrica.

É mais uma medida para tentar conter os impactos da crise hídrica e evitar um racionamento de energia, para isso o governo decidiu reduzir a vazão das hidrelétricas na bacia do Paraná.

Uma portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) determina a diminuição imediata do fluxo de água das usinas de Jupiá, entre as cidades de Andradina e Castilho (SP) e Três Lagoas (MS), e Porto Primavera, entre Rosana (SP) e de Batayporã (MS). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite da última sexta-feira (11). 

Fonte:

Deixe seu comentário