Portal da Cidade Douradina

DELICADO

Piora estado de saúde de menino de 3 anos que se afogou em piscina

A criança teve mais paradas cardiorrespiratórias nas últimas horas. Na quarta-feira será feito o protocolo para diagnóstico de morte cerebral.

Publicado em 21/08/2018 às 03:27

Hospital Cemil, onde o menino está internado. (Foto: Portal da Cidade)

Segue internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Cemil, em Umuarama, o menino de apenas 3 anos que se afogou em um piscina na tarde de segunda-feira (21) em uma chácara em Umuarama

Segundo a gerente de enfermagem, Mayara Piassa, o estado de saúde do menino nas últimas horas se agravou, ele teve mais paradas cardiorrespiratórias. Ele passou por avaliações de vários neurologistas que confirmaram que o menino está com uma grande lesão no cérebro. “Amanhã, quarta-feira (22), às 9h, pretendemos iniciar o protocolo para diagnóstico de morte encefálica. Como o menino teve essa lesão muito grande no cérebro precisamos fazer esse diagnóstico para saber qual a situação em que ele se encontra. Como ele esta sendo medicado e segue entubado, temos que fazer a avaliação e descobrir se ele teve morte encefálica. São dois exames físicos e um exame complementar, seguindo uma determinação do Ministério da Saúde” explica a enfermeira.

Protocolo para diagnóstico de morte cerebral

A determinação é de que o paciente seja submetido a um exame clínico, que deve ser realizado por dois médicos diferentes, com um intervalo mínimo de uma hora entre o primeiro e o segundo e a teste de apneia e a exames complementares.

Os exames devem durar o dia todo. Segundo a gerente de enfermagem do hospital, a família já foi avisada da situação de saúde em que o menino se encontra. Nas últimas horas o quadro ficou ainda mais grave.

Afogamento em piscina

A criança foi resgatado pelo Samu após se afogar na piscina de uma chácara onde o pai trabalhava. O incidente foi registrado por volta das 13h10 dessa segunda-feira, em Umuarama.

De acordo com informações obtidas no hospital, acredita-se que a criança ficou por cerca de 10 minutos no fundo da piscina. Foi o próprio pai que iniciou o socorro realizando respiração boca a boca.

Depois o pai avisou o Corpo de Bombeiros e se encaminhou para a cidade, onde na avenida Parigot de Souza o seu veículo foi abordado por uma equipe do Samu, que imediatamente transferiu o menino para a ambulância e em seguida para o PA. 

Um equipe avançada do Samu, juntamente com o Corpo de Bombeiros, apoiaram o atendimento e após 40 minutos de manobras de ressuscitação, a criança foi entubada e levada para o Hospital Cemil. Segundo o médico Daniel Fritchy, a criança foi estabilizada, porém o seu estado já era considerado grave naquele momento.

Fonte:

Deixe seu comentário