Portal da Cidade Douradina

noroeste

Polícia investiga golpe com cheques falsos em nome de prefeituras

Último caso foi em Alto Paraná. Goioerê e Tuneiras do Oeste também já tiveram cheques clonados.

Publicado em 30/08/2018 às 00:36
Atualizado em

Emitir cheque falso é crime de estelionato e falsidade material e pode dar até cinco anos de cadeia. (Foto: Reprodução/RPC)

A Polícia Civil investiga um novo golpe que está usando cheques falsos em nome de prefeituras do noroeste do Paraná. Os documentos são descontados em bancos e casas lotéricas. O último caso foi em Alto Paraná.

Segundo a administração municipal, um morador de São Jorge do Ivaí, a 50 km de Alto Paraná, encontrou cópias dos cheques na rua e entregou na agência bancária. O gerente desconfiou e entrou em contato com a prefeitura, que confirmou que os documentos eram adulterados.

Cada um foi emitido no valor de pouco mais de R$ 1 mil e nenhum chegou a ser descontado. Anderson Almeida Silva, tesoureiro da Prefeitura de Alto Paraná, explica que vários erros foram encontrados nos cheques.

“A gente analisou e já constatou vários erros nos cheques, tanto número de CNPJ, data de confecção, data de quando a prefeitura é cliente do banco, nada bate”, detalhou.

De acordo com a polícia, cheques de pelo menos outras duas cidades, Goioerê e Tuneiras do Oeste, também foram clonados. A suspeita é de que exista uma quadrilha operando na região noroeste já que vários elementos dos documentos são parecidos.

“A disposição do carimbo, o número do CNPJ que não foi modificado, e outros dados do cheque também. Tudo leva a crer que é a mesma organização criminosa que tem agido aqui nas cidades”, afirmou o delegado Dimitri Tostes.

Emitir cheque falso é crime de estelionato e falsidade material e pode dar até cinco anos de cadeia.

O tesoureiro de Alto Paraná lembra que muitos comerciantes ficam tranquilos quando recebem um cheque em nome da prefeitura, porque acham que vão receber.

“Mas, infelizmente, a prefeitura não emite mais cheque e a nossa preocupação é isso, é em relação aos comerciantes nossos e da região, de não estar pegando nenhum cheque de prefeitura”, alerta.

Fonte:

Deixe seu comentário