Portal da Cidade Douradina

SANEAMENTO

Sanepar orienta consumidores a protegerem hidrômetros por causa do frio

Baixas temperaturas podem causar o congelamento da água que corre pelo cano, o que pode gerar vazamentos.

Publicado em 29/06/2021 às 01:23

Moradores devem cobrir os relógios com materiais como papelão e plástico. (Foto: Sanepar/Divulgação)

O declínio acentuado das temperaturas no início desta semana em todas as regiões do Paraná, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), pode levar ao rompimento dos equipamentos que fazem a medição do consumo de água – os hidrômetros. A Sanepar alerta os clientes a adotarem cuidados para evitar que o “relógio” seja danificado.

Isso ocorre porque as baixas temperaturas favorecem o congelamento da água dentro da tubulação. Além de transtornos para a Sanepar, que precisa substituir os hidrômetros, também o cliente é prejudicado, podendo ter problemas com vazamentos e ficar sem água até que o equipamento seja trocado.

A proteção do hidrômetro pode ser feita com caixa de papelão, plástico, lona ou madeira. Podem ser usados outros tipos de materiais que impeçam o acúmulo de gelo sobre o hidrômetro e o encanamento, desde que não fiquem em contato direto com a estrutura. O material deve ser de fácil remoção para que o leiturista faça a medição do consumo.

Fonte:

Deixe seu comentário