Portal da Cidade Douradina

PECO

Servidores do Depen de Cruzeiro do Oeste participaram de projeto de capelania

Atuação voluntária da igreja presbiteriana interage com vinte servidores da penitenciária estadual.

Publicado em 03/03/2020 às 06:01

(Foto: Divulgação / Depen)

Cerca de 20 servidores da Penitenciaria Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco) participaram de um projeto de capelania, voltado exclusivamente aos servidores da unidade, promovido pela Igreja Presbiteriana do Brasil, em parceria com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

"Sabemos que, se de um lado o ambiente prisional pode gerar uma série de problemas à saúde do trabalhador, o desenvolvimento da espiritualidade, a reflexão em grupo e o diálogo franco podem proporcionar conforto, apoio e gerar a resiliência necessária para o trabalho diário dos servidores”, afirmou o diretor da Peco, Sandro Bariquelo.  

Ele lembra que a saúde dos agentes penitenciários e demais trabalhadores da instituição é um tema bastante discutido e que, até por isso, este tipo de reunião e bate-papo tem todo o apoio do Departamento Penitenciário. “O Depen sempre apoia ações como esta, pois ajuda a preservar nosso maior patrimônio, que são nossos servidores", completou o diretor da Peco.  

No projeto de capelania, os trabalhadores têm a oportunidade de obter conhecimento e desenvolver valores e princípios éticos cristãos, além de terem uma nova relação com Deus para o exercício saudável da cidadania. 

“Este é um trabalho muito importante, já que muitos servidores do sistema penitenciário necessitam de uma atenção especial, tanto psicológica como espiritual”, comentou Bariquelo.  

O trabalho está sendo desenvolvido, de forma voluntária, pelo pastor Gustavo Aguiar Saporetti, da Igreja Presbiteriana. “Estamos aqui para apoiar os servidores e ajudá-los a desenvolver a sua fé, a qual pode ser um fator importante para superar os problemas pessoais e profissionais”, afirmou.

Fonte:

Deixe seu comentário