Portal da Cidade Douradina

Aumento de Dengue e H1N1 obriga Paraná antecipar vacinação

Publicado em 05/04/2016 às 06:50

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou nesta sexta-feira (1º) que o Paraná vai antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra a gripe no Estado. Caputo Neto revelou ainda detalhes sobre a intenção do Governo do Paraná em adquirir por conta própria vacinas contra a dengue para oferta na rede pública de saúde. O objetivo foi fazer um balanço dos resultados alcançados pela pasta, após uma série de audiências com autoridades de saúde em Brasília nesta semana. 

Os paranaenses terão mais cinco dias para serem imunizados contra os vírus da gripe. A campanha nacional do Ministério da Saúde deve começar apenas no dia 30 de abril. “Tendo em vista a queda nas temperaturas e o aumento no número de casos de gripe em São Paulo, entendemos que era necessário iniciar a campanha mais cedo. Para viabilizar isso, tivemos que lutar por mais doses em Brasília e organizar um amplo processo de logística para a distribuição da vacina no Paraná”, ressaltou Caputo Neto. 

Antecipação
No dia 25 de abril, o Paraná já terá recebido 48% do total de doses previstas para todo o período de imunização. O restante virá em lotes enviados semanalmente pelo MS. Até 20 de maio, data estipulada para o término da campanha, o Estado deve vacinar 2,9 milhões de pessoas. 

Assim como no ano passado, terão direito à vacina gratuita: idosos (+60 anos), crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias (puérperas), doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional. A meta é vacinar 80% deste público-alvo, mas o Paraná espera atingir uma cobertura vacinal próxima a 95% e 98%. 

Vacina contra Dengue 
O PR deverá oferecer gratuitamente, a partir de junho, a vacina pioneira contra a dengue. As doses serão adquiridas com recursos próprios do governo estadual, visto que a União – responsável pelo programa de imunização - ainda não sinalizou a inclusão da vacina no calendário básico do SUS. Cerca de R$ 25 milhões já foram reservados no orçamento do Estado para este fim. Na primeira etapa, o Paraná pretende adquirir 500 mil doses. 

Estudos revelam que a aplicação da vacina em larga escala reduz em até 93% o número de casos graves de dengue. A medida também tem impacto direto no número de internações, que podem cair em cerca de 81% em locais com campanhas de vacinação. No momento, a Secretaria da Saúde está avaliando quais grupos prioritários serão beneficiados pela nova vacina. 

De acordo com a empresa produtora, a indicação de uso é para pessoas com idade entre nove e 45 anos. Além disso, serão levados em conta aspectos epidemiológicos, como o grau de exposição das pessoas, o número de casos da cidade, a faixa etária e os grupos de risco, que evoluem com mais frequência para a forma grave da doença.

Fonte:

Deixe seu comentário