Portal da Cidade Douradina

SAMU 192

Base descentralizada do SAMU é inaugurada em Douradina

A partir de hoje a população de Douradina passa a contar com atendimento do Samu 192 para urgências e emergências.

Publicado em 27/11/2019 às 06:22
Atualizado em

Unidade de Suporte Básico, tripulada por um condutor-socorrista e por um técnico de enfermagem, opera desde o dia 18 de outubro. (Foto: Portal da Cidade Douradina)

Foi inaugurado nesta quarta-feira (27), em Douradina, a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A Unidade que vai atender toda a região de Douradina e Ivaté contará com uma equipe de socorrista e uma ambulância à disposição.  


A Base foi instalada em um local estratégico na Av. Barão do Rio Branco, e com fácil acesso as saídas da cidade. O espaço, viabilizado com recursos próprios do município, dispõe de garagem para a viatura, sala de comunicação, alojamento, cozinha e lavanderia.


A reportagem do Portal da Cidade Douradina, a secretária de Saúde Maria Elizabeth explicou que com a chegada do Samu em Douradina, a população do município passará a utilizar o serviço de emergência 192 e terá muito mais agilidade no atendimento médico. "Antes já existia na cidade, o Atendimento de Emergência Municipal, que contava com ambulâncias do sistema público de saúde do município, agora com o Samu, a abrangência será ainda maior".


Para o prefeito João Jorge Sossai o resultado é fruto de um trabalho sério, responsável e comprometido com a qualidade de vida da população. “Com essa unidade será possível reduzir o número de mortes, o tempo de internação, as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce, entre outros traumas causados por acidentes, significa a concretização de um sonho da população de Douradina”, disse o prefeito.


O coquetel de apresentação da Unidade, contou com a presença do prefeito João Jorge Sossai, da secretária de saúde, Maria Elizabeth, do presidente da Câmara, vereador, Cléris Moraes, dos vereadores: Antonio Gaspar, Ângela Barion e Marcos Galvão, além de demais secretários e funcionários da saúde.

O SAMU

O atendimento do Samu começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.


Saiba quando chamar o Samu

– Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

– Intoxicação exógena e envenenamento;

– Queimaduras graves;

– Na ocorrência de maus-tratos;

– Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

– Em tentativas de suicídio;

– Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

– Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

– Afogamentos;

– Choque elétrico;

– Acidentes com produtos perigosos;

– Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala e perda de força em um lado do corpo são sintomas comuns);

– Agressão por arma de fogo ou arma branca;

– Soterramento ou desabamento;

– Crises convulsivas;

– Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

– Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Dicas para quem ligar para o Samu 192

– Em caso de acidente, verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;

– Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;

– Sinalize as vias com galhos de árvore e triângulo de sinalização;

– Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;

– Não dê água aos acidentados.

Fonte:

Deixe seu comentário