Portal da Cidade Douradina

Saúde

Como prevenir e reverter a perda de massa magra, que acelera o envelhecimento

Primeiro cuidado dos jovens para prevenir a sarcopenia deve ser em manter uma rotina de exercícios físicos para reduzir o sedentarismo.

Publicado em 26/04/2018 às 08:10
Atualizado em

Geralmente, a sarcopenia tende a aparecer nas mulheres a partir da menopausa, porém dados mostram que está acometendo mulheres e homens cada vez mais jovens. (Foto: Bigstock)

Os mais jovens podem achar que ainda pode levar anos até que o corpo comece a dar sinais de cansaço e envelhecimento, mas não é bem assim. Quem já está perto dos 30 anos de idade consegue reconhecer que a força e a performance dos músculos não são as mesmas de uma década atrás. Parte disso se deve à sarcopenia, resultado do sedentarismo.

A perda da massa magra, que se traduz em redução na força e na performance dos músculos, é chamada nos consultórios médicos de sarcopenia. Condição mais comum entre os mais velhos. No entanto, pessoas cada vez mais jovens têm dados sinais de sarcopenia, principalmente relacionado aos hábitos de vida.

“A sarcopenia tem como causa mais importante o sedentarismo, a falta de exercícios físicos regulares. Como a população está cada vez mais sedentária, e cada vez mais cedo, a perda de massa muscular começa mais precocemente também, por consequência”, explica Marcelo Leitão, médico cardiologista, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Reflexo dessa condição sedentária cada vez mais cedo, até mesmo em crianças, se dá através do diagnóstico de outras doenças. Leitão pontua o caso da diabetes tipo 2. Embora o tipo mais comum da doença em crianças e adolescentes seja a diabetes tipo 1, doença autoimune que diminui ou cessa a produção da insulina no organismo, não é raro encontrarmos hoje jovens com a diabetes tipo 2 – relacionada, principalmente, a um estilo de vida sedentário e alimentação desregulada.

“Aprendíamos na faculdade que o diabetes tipo 1 era o juvenil e o tipo 2 era chamado de senil, porque só acontecia quase exclusivamente em idosos. Agora, o estilo de vida diferente, trouxe a doença para mais cedo também”, reforça.

Estou com sarcopenia?

O diagnóstico da sarcopenia é feito através de exames de imagem que verificam a densidade mineral óssea da pessoa. É feito um escaneamento completo do corpo, determinando a perda de massa magra. A confirmação se dá através de exames clínicos e de performance, como se levantar sozinho e caminhar, marcha, ida e volta, entre outros, de forma a verificar a mobilidade.

Embora sejam exames feitos principalmente entre os idosos, jovens sedentários também podem ter sinais semelhantes, que indicariam uma sarcopenia precoce.

Faça exercícios físicos

Mesmo quem já tem o diagnóstico da sarcopenia, desde que num grau leve, consegue reduzir os sintomas ou mesmo reverter a condição com um tratamento simples: exercícios físicos regulares.

Aproveite os parques e pistas de caminhada e corrida da cidade, e comece devagar. Se preferir, inscreva-se em uma academia e monte uma programação com as aulas que você mais gostar. O importante é se mexer, não importa bem onde ou como, mas com frequência.

Mescle também exercícios aeróbicos, como corridas e spinning, com os exercícios resistidos, ou de força, como os funcionais ou a musculação tradicional.

Dieta e suplementação

A alimentação também é parte fundamental para evitar a sarcopenia. Reforce alimentos com cálcio, sódio e potássio, nutrientes que atuam na função e contração muscular. Também adote mais proteínas e aminoácidos, que atuarão na formação muscular.

Quando indicado por um médico ou especialista, é possível fazer uso de suplementos alimentares, de forma a prevenir a sarcopenia. A suplementação é indicada, porém, somente se a alimentação não fizer a reposição adequada dos nutrientes.

Idade de alerta

Geralmente, a sarcopenia tende a aparecer nas mulheres a partir da menopausa, depois dos 50 anos. Entre os homens, a condição surge mais tarde, aos 70, quando ocorre uma redução maior dos hormônios masculinos.

Veja mais notícias de Douradina e região no Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário