Portal da Cidade Douradina

NESTE ANO

Complexo Hospitalar Uopeccan registra 100 casos de câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e alguns sintomas podem não ser identificados.

Publicado em 03/11/2020 às 07:13

(Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A campanha do Novembro Azul inicia neste mês para conscientizar a respeito de doenças masculinas e principalmente da prevenção do câncer de próstata. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum em homens acima de 50 anos. Neste ano são esperados 65.840 novos casos da doença.

O Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel registrou neste ano de janeiro a setembro, 55 novos casos de câncer de próstata e em Umuarama 45. Os homens devem ficar atentos aos fatores de riscos, alimentação rica em gordura, utilização de hormônios de reposição sem acompanhamento e orientação médica, diabetes, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas. “Os homens precisam criar o hábito de fazer avaliação médica regularmente após dos 50 anos para um diagnóstico precoce do câncer próstata. Durante a consulta é realizado o exame laboratorial de PSA (Antígeno prostático específico) e o toque retal, ambos não podem ser feitos isoladamente, para que haja um diagnóstico preciso para identificar a doença”, destaca o médico urologista da Uopeccan de Cascavel, Eduardo Fernando Pacagnan.

O médico urologista da Uopeccan de Umuarama, Alberto Santiago Mendes Tomé, ressalta que o fator genético também pode influenciar para o surgimento do câncer, o exame precisa ser feito com 40 anos. “Não é fácil prevenir o câncer de próstata, muitas vezes mesmo controlando pressão alta, diabetes, não fumando e praticando esportes, a questão genética associada pode prevalecer no diagnóstico final. Vale lembrar que quanto mais cedo o homem descobrir o câncer mais fácil será durante o tratamento”.

Sergio Ferreira Ramos, de 65 anos, corretor de imóveis, descobriu que havia algo de errado com sua saúde quando acompanhou uma palestra sobre câncer de próstata. Após alguns dias, ele resolveu procurar um médico para fazer os exames e comprovou que estava com câncer. “Eu não sentia dor e nem desconforto, através dessa ação de orientação consegui chegar no médico no início da doença”, diz paciente que descobriu o câncer de próstata em 2015 e hoje está curado.

Lembrando o câncer de próstata é uma doença silenciosa e alguns sintomas como, dificuldade para urinar, dor ou ardor ao urinar, vontade frequente de urinar, sensação de que a bexiga está cheia e mudança de coloração na urina devido à presença de sangue, podem não ser identificados no início do câncer próstata, mas caso você perceba essas alterações procure um médico.

Campanha

Por conta da pandemia, nas unidades de Cascavel e Umuarama, as ações externas foram canceladas para evitar aglomeração e o contagio da covid-19.

Serão realizadas somente atividades internas na instituição com entrega de folders para conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes da importância do diagnóstico precoce, e também divulgação nas redes sociais, além de orientações e dicas de prevenção do câncer de próstata. Neste ano não haverá palestras em empresas que apoiam a campanha, mas será enviado um vídeo sobre o tema.

Para mais informações ligue: (45) 2101-7000 em Cascavel e (44) 2031-0700 em Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário