Portal da Cidade Douradina

Agosto Azul

Douradina oferece programação especial para homens que desejam parar de fumar

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3663-1440 ou procurar a Unidade de Saúde mais próxima e deixar nome e telefone.

Publicado em 04/08/2021 às 07:06

O desenvolvimento de doenças por tabagismo é uma das causas de morte mais frequente entre o sexo masculino. (Foto: Ilustrativa)

De acordo com o Ministério da Saúde, os homens vivem uma média de 7 anos a menos do que as mulheres e a cada 3 mortes de adultos, 2 são de homens. Mesmo assim, ⅓ dos homens brasileiros não vai a serviços de saúde e desses, 55% dizem não precisar.

O Agosto Azul tem como objetivo incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem, através de uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave e letal.

O desenvolvimento de doenças por tabagismo é uma das causas de morte mais frequente entre o sexo masculino, e segundo dados do Vigitel/2019, o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,8%, sendo 12,3% entre homens e 7,7% entre mulheres.

Pensando nisso, a Secretaria da Saúde de Douradina oferece no mês de agosto o programa de controle e combate do tabagismo no horário noturno para os homens que querem largar o cigarro. O programa é oferecido desde o ano passado e o seu intuito é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.

No programa, é seguido um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, e de atenção à saúde, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens. Além de proteger a população da exposição à fumaça do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3663 - 1440 ou procurar a Unidade de Saúde mais próxima e deixar nome e telefone.

Fonte:

Deixe seu comentário