Portal da Cidade Douradina

INVESTIMENTO

Douradina passa a realizar eletrocardiograma com laudo através de telemedicina

Os profissionais da saúde foram capacitados sobre o sistema CALL ECG, na última sexta-feira (12).

Publicado em 17/03/2021 às 00:40
Atualizado em

O município passará a realizar os exames de eletrocardiograma na cidade, com emissão de laudo avaliado a distância por uma equipe de médicos cardiologistas.

Na saúde de Douradina está sendo implantado o sistema CALL ECG, ou seja, eletrocardiograma digital a distância. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem da cidade receberam treinamento para atuar no novo sistema, na sexta-feira (12). O Prefeito Oberdam e o vice Nakamura, o secretário da saúde Evair Garcia e vereadores também estiveram presentes no curso de capacitação.

De acordo com Oberdam, o investimento representa um avanço significativo para a saúde em Douradina. A partir de agora o município passará a realizar os exames de eletrocardiograma na cidade, com emissão de laudo avaliado a distância por uma equipe de médicos cardiologistas.


Secretário de saúde, Evair Garcia ao lado do prefeito Oberdam e do vice Nakamura.

“Agora já estamos aptos a atender a população, na área de eletrocardiograma, uma demanda que estava reprimida. E sem falar na redução de gastos com transporte, já que não será necessário o deslocamento físico para outro município. No momento, o exame ECG será realizado no PAM, tanto o de Urgência quanto o eletivo, mas já estamos nos organizando para que os eletivos sejam realizados também nas UBS”, acrescentou o secretário de saúde.


Prefeito conhecendo o sistema CALL ECG.

O profissional capacitado para realizar o exame, terá duas opções: solicitar o resultado com urgência, possibilidade em que a empresa contratada terá até 40 minutos para avaliação e envio do laudo, ou solicitação de eletiva, em que poderá demorar até 24 horas para realização da análise.

O resultado do exame será enviado via internet, a uma central com médicos cardiologistas, para que avaliem e elaborem o laudo à distância, que por sua vez pode ser impresso em papel ou até mesmo encaminhado por WhatsApp para o paciente. Nesse caso, quando for feita a solicitação de eletiva, sem alteração.

Se o especialista note alteração no exame, o mesmo é encaminhado o mais rápido possível para que a equipe médica tome as providências cabíveis.


Profissionais passam por capacitação no Pronto Atendimento.

Mas o que é o ECG?

O eletrocardiograma ou ECG é o exame responsável por verificar o ritmo dos batimentos do coração. A partir deste exame é que são diagnosticadas possíveis alterações (arritmia) e outras cardiopatias.

O resultado é analisado e o paciente recebe o ECG com laudo, que aponta a normalidade ou não da atividade elétrica cardíaca, ele é capaz de definir o número de batimentos por minuto e o ritmo do coração, identificando problemas como arritmias (alteração do ritmo normal), distúrbios de condução elétrica e eventuais sobrecargas das cavidades cardíacas.

O ECG é o exame inicial para um check-up do coração, e deve ser encarado como uma peça de um ‘quebra-cabeças’ maior, que inclui vários outros exames como ecocardiograma, teste de esforço, Holter e outros.

Fonte:

Deixe seu comentário