Portal da Cidade Douradina

COMEMORAÇÃO

Equipamento de radioterapia da Uopeccan começa a operar em Umuarama

Nesta quinta-feira (28), a Uopeccan Umuarama está comemorando a abertura da Radioterapia na Instituição.

Publicado em 28/12/2017 às 03:58

(Foto: Uopeccan)

Depois de seguir vários protocolos, adequar todas as salas, apurar os equipamentos, contratar e treinar as equipes, o Hospital Uopeccan de Umuarama está pronto para atender o primeiro paciente no setor de Radioterapia. Desde que a instituição foi inaugurada, já havia previsão para que a Radioterapia fosse oferecida, mas o caminho foi longo. “Os protocolos são todos muito burocráticos. Agora, depois de recebermos todas as autorizações, estamos prontos para realizar a primeira sessão de radioterapia na cidade”, indica a médica radio oncologista da Uopeccan, Emilianna Caldas.

Para que tudo estivesse à disposição da comunidade de Umuarama e região, o Hospital fez uma série de melhorias e adequações no setor. “Muitos pacientes nos questionavam porque tinham que ir até Cascavel fazer o tratamento radioterápico sendo que aqui nós tínhamos o equipamento. Mas é tudo muito específico, desde a instalação até os treinamentos de equipe. Por isso, quem já faz o tratamento em Cascavel continuará lá devido aos protocolos, mas a partir de agora, os pacientes que receberem indicação para radioterapia aqui em Umuarama já poderão usufruir da nossa estrutura”, enfatiza a médica.

Tratamento

Ter um Hospital que ofereça excelência na Radioterapia na região Noroeste paranaense é um grande avanço para toda a comunidade. Segundo a Dra. Emilianna, agora a Uopeccan está pronta para ser referência neste sentido também. “É uma conquista muito grande no tratamento oncológico que vai tornar a nossa cidade de Umuarama uma verdadeira referência na Radioterapia. Em média, atenderemos de 60 a 70 pacientes na máquina todos os dias”, pontua Emilianna, destacando a importância da instalação para os pacientes.

O tratamento radioterápico não é indicado para todos os pacientes diagnosticados com câncer. Depende muito do tipo da doença e dos protocolos médicos. “É um tratamento relativamente rápido, que dura entre 15 e 20 minutos. Dentro da sala da Radioterapia, após toda a programação do tratamento, o tecnólogo chama o paciente e este é posicionado na máquina. Como ele não pode se mexer durante a sessão, ele é imobilizado da maneira mais confortável possível. Nós utilizamos imobilizadores e devemos reproduzir a mesma posição durante todas as sessões. Depois de já ter posicionado o paciente, o tecnólogo sai da sala e o médico e também o físico passam a dosar as aplicações iniciais”, explica. “Durante toda a sessão, o paciente é monitorado por câmeras e pode manter contato com os médicos através do áudio. Assim, conseguimos nos comunicar com o paciente e explicar o que está sendo feito durante a sessão”, acrescenta a médica.

Investimentos

O Hospital Uopeccan de Umuarama, inaugurado em março de 2016, fez grandes investimentos para que o setor de Radioterapia pudesse atender a população do noroeste paranaense. “Os investimentos começaram junto à construção do Hospital. Uma vez que tal serviço já havia sido previsto deste então, foi viabilizada a aquisição do equipamento por meio de verba liberada pelo Governo do Estado e recursos da comunidade”, comenta o administrador do complexo hospitalar Uopeccan, Luciano Maldonado.

No total, foram mais de R$5 milhões investidos para a instalação e preparação da Radioterapia. Todo investimento, segundo Luciano, é valioso para toda a sociedade. “É um avanço inigualável, pois até o momento o serviço não existia em Umuarama. Antes, os pacientes daquela cidade e de toda a região noroeste eram encaminhados para outros centros de referência, como Cascavel. A partir de agora, os pacientes não precisarão mais andar 200 km ou mais para ter acesso ao tratamento”, enfatiza o administrador.

Agora, com o setor pronto para funcionar, o Hospital planeja o futuro. No projeto, há previsão para ampliação dos serviços e, também, do espaço físico a fim de avançar ainda mais na área da Radioterapia em Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário