Portal da Cidade Douradina

Governador entrega ambulâncias para Douradina e municípios da região

Publicado em 30/06/2014 às 08:46

O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (25) um novo lote de ambulâncias para ampliar a frota da saúde disponível em vários municípios do Estado. Foram investidos cerca de R$ 11 milhões na aquisição dos 125 veículos, totalmente equipados para o transporte adequado de pacientes.

As ambulâncias são do modelo Renault Master e serão entregues a 124 municípios. Cada ambulância possui equipamentos básicos para transporte de pacientes que precisam de suporte especial para remoção.

“Era uma das principais reivindicações destes municípios que agora, com muito trabalho e dedicação, estamos conseguindo atender”, afirmou o governador Beto Richa na solenidade de entrega dos veículos, realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“Nosso compromisso é promover um atendimento à saúde mais ágil, humano e de qualidade”, disse Richa. Além das ambulâncias, nos próximos dias o governo repassará aos consórcios intermunicipais de saúde 80 ônibus para o transporte de pacientes que precisam de consultas e exames especializados.

Obras e equipamentos

O governador afirmou que o governo estadual executa o maior orçamento da Saúde da história do Paraná. “Estamos aplicando R$ 530 milhões em obras e equipamentos, investimento maior que nos últimos oito anos da gestão passada”, ressaltou. “Reafirmamos nosso compromisso de tratar a saúde como prioridade, ao lado da educação e da segurança pública”, afirmou.

Ele citou os avanços conquistados pelo governo na saúde, destacando a redução da mortalidade materna e infantil. “O Ministério da Saúde reconhece que o Paraná, ao lado de Santa Catarina, desenvolveu as melhores ações na saúde pública. Isso é reflexo dos investimentos que fizemos no setor”, afirmou.

Ambulâncias

Desde 2011, o Governo do Estado já repassou 270 ambulâncias para municípios e hospitais do Paraná. Destas, 80 são de UTI móvel, preparadas para o atendimento de pacientes com quadros clínicos mais graves.

O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, informou que em breve serão repassadas mais 137 ambulâncias para os municípios. “A frota das cidades estava sucateada e muitas vezes o custo do conserto do veículo era bem maior que o valor do veículo. O Estado entendeu essa situação e hoje conseguimos atender as prefeituras com novas ambulâncias, que garantirão um transporte mais seguro e rápido dos pacientes”, disse ele.

Municípios

Em pequenos municípios, a ambulância é essencial no atendimento às situações de urgência e emergência. Quando um paciente necessita de serviços de maior complexidade, ele deve ser transferido para um hospital de referência em sua região.

Desta forma, o transporte tem que ter a estrutura necessária para dar suporte a este deslocamento. O município de Farol tem 4,4 mil habitantes e, segundo a prefeita Ângela Klaus, há dez anos não recebia uma nova ambulância.

“Esse veículo repassado pelo governo é de muita importância para a nossa população, pois muitos doentes precisam ser transportados para Campo Mourão e Cascavel para tratamento médico”, disse a prefeita.

Confira os municípios beneficiados:

Amaporã, Antonina, Arapoti, Arapuã, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Boa Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Ventura de São Roque, Bom Jesus do Sul, Cafeara, Califórnia, Cambé, Campina do Simão, Campina da Lagoa, Campina Grande do Sul (2), Campo do Tenente, Campo Mourão, Candói, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Castro, Centenário do Sul, Cerro Azul, Chopinzinho, Conselheiro Mayrinck, Contenda, Corbélia, Coronel Vivida, Cruz Machado, Diamante do Oeste, Dois Vizinhos, Douradina, Farol, Fênix, Figueira, Floresta, Flórida, Francisco Beltrão, Goioerê, Guaraci, Guaraqueçaba, Honório Serpa, Ibaiti, Ibiporã, Imbituva, Indianópolis, Iporã, Vitorino, Itaipulândia, Ivaiporã, Ivaté,Jaguapitã, Jaguariaíva, Japira, Jataizinho, Laranja, Mandaguaçu, Mandaguari, Magueirinha, Manoel Ribas, Maria Helena, Marialva, Marilena, Mariluz, Matelândia, Matinhos, Medianeir, Morretes, Nova Laranjeiras, Nova Olímpia, Nova Santa Bárbara, Nova Santa Rosa, Ortigueira, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Palmas, Paranacity, Paranaguá, Pato Bragado, Paulo Frontin, Peabiru, Perobal, Pérola, Piên, Pinhão, Piraí do Sul, Piraquara, Pitangueiras, Planaltina do Paraná, Pontal do Paraná, Porto Amazonas, Porto Vitória, Prudentópolis, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Querência do Norte, Quinta do Sol, Ramilândia, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Rolândia, Salto do Itararé, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Helena, Santa Isabel do Ivaí, Santo Antônio do Sudoeste, São João do Caiuá, São Jorge do Ivaí, São José das Palmeiras, São Pedro do Ivaí, São José da Boa Vista, São Pedro do Paraná, Saudade do Iguaçu, Sulina, Telêmaco Borba, Terra Boa, Terra Rica, Terra Roxa, Tibagi, Tijucas do Sul, Turvo, Virmond, Wenceslau Braz.

Fonte:

Deixe seu comentário