Portal da Cidade Douradina

Aedes aegypti

Índice de Infestação da dengue apresenta queda em Douradina

O levantamento mostrou que o índice teve uma queda de 3,7% caindo de 6% para 2,3%.

Publicado em 25/01/2018 às 03:23

LIRAa mostra queda de infestação da dengue, mas cuidados devem continuar. (Foto: Portal da Cidade)

A Secretaria Municipal de Saúde de Douradina, através do setor de Vigilância em Saúde, divulgou nesta quinta-feira (25), o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O levantamento mostrou que o índice teve uma queda de 3,7%, caindo de 6% para 2,3%. Pelos parâmetros do Ministério da Saúde, para sair da posição de epidemia o índice do LIRAa deve ser igual ou menor que 1%.  As vistorias aconteceram entre os dias 02 e 05 de janeiro. 

De acordo com a Vigilância Ambiental, a queda significativa no índice de infestação do mosquito da dengue, só foi possível devido aos trabalhos de orientação e prevenção.


“As equipes de Saúde realizaram diversas ações no município em conjunto com outros setores da administração. O apoio da população foi e continua sendo fundamental”, destacou, Valdir Honorato, coordenador da Vigilância Ambiental.

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura, está a eliminação de criadouros por meio de uma limpeza geral no município. Divulgação nos meios de comunicação (Portal, Rádio, carro de som, entre outros) de uma manifestação com carreata.



Orientação sobre a eliminação dos criadouros, através de visitas domiciliares realizadas em conjunto com agentes de endemias e agentes comunitários de saúde em todos os imóveis de Douradina.


Para a Vigilância em Saúde o combate não pode parar, o mosquito se combate todos os dias, principalmente nesse período de chuva e calor, tempo propício para a proliferação do Aedes aegypti.

“Pedimos para que população continue nos ajudando eliminando de suas residências recipientes que possam servir de criadouros, descartando de maneira correta todo material em desuso que possam acumular água. Se cada um fizer a sua parte, com certeza vamos conseguir um bom resultado”, afirmou Honorato.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Elizabeth, durante o ano de 2017 não foram registrados nenhum caso confirmado de dengue no município.


Confira algumas dicas Para combater o Aedes Aegypti:

Deixar sacolas e recipientes com lixos fechados;

Manter caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;

Remover sujeira das calhas e vedar os ralos;

Acondicionar pneus em lugares cobertos;

Colocar garrafas de boca para baixo;

Manter bandejas de ar condicionado e geladeiras limpas e sem água;

Não deixar água parada nos vasos de plantas;

Manter fechados os vasos sanitários que estão em desuso;

Tratar com cloro as piscinas;

Lavar os bebedouros de animais.

Fonte:

Deixe seu comentário