Portal da Cidade Douradina

TRATAMENTO

Médicos imploram que pacientes de Umuarama e região curados da covid doem plasma

Tratamento com plasma convalescente foi introduzido no protocolo dos pacientes de covid-19 e tem apresentado taxa de recuperação acima de 95%.

Publicado em 20/11/2020 às 07:41

(Foto: Assessoria Hospital Cemil)

Os números de novos doentes de covid-19 dispararam em todo o Paraná e o tratamento com plasma convalescente continua sendo uma das alternativas mais eficientes no combate a doença, principalmente em pacientes mais graves. Contudo, os doadores desapareceram dos hemonúcleos.

Médicos do Samuti 

Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, responsável pelas UTIs Covid-19 que realizam o tratamento com plasma convalescente nas UTIs da Santa Casa de Misericórdia de Cianorte e do Hospital Cemil de Umuarama fazem um apelo para que os pacientes curados de covid-19 doem plasma.  

“Estamos implorando que os doadores compareçam. Vidas dependem disso”, disse o médico Ronaldo de Souza, pneumologista/intensivista. 

O tratamento com plasma convalescente foi introduzido no protocolo dos pacientes de covid-19 da Santa Casa de Goioerê e do Hospital Cemil de Umuarama no dia 19 de agosto. Até agora, mais de 100 pacientes receberam os anticorpos, com uma taxa de recuperação acima de 95%.  

“O plasma convalescente mostrou-se um dos tratamentos mais eficazes para combater o vírus e o agravamento da doença até agora, especialmente para evitar os quadros mais graves da doença”, explica o pneumologista.  

Segundo ele, o mecanismo do plasma convalescente é simples: ao ser infundido, os anticorpos presentes no plasma irão matar o vírus ativo no organismo do paciente, impedindo assim que a doença se agrave, prevenindo sequelas e diminuindo o tempo de internação. Essa técnica se mostrou eficiente em milhares de pacientes estudados nos Estados Unidos, Europa, Ásia e também nos que foram beneficiados aqui na nossa região”, avaliou o médico. 

Como doar plasma? 

O plasma é captado em uma doação de sangue comum. Se você teve covid-19 e está em boas condições de saúde, seja doador. Para doar, é necessário pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Os menores de idade devem ter autorização dos responsáveis. Se você teve covid-19 e está em boas condições de saúde, agende sua doação no site do Hemepar: CLIQUE AQUI.

Fonte:

Deixe seu comentário