Portal da Cidade Douradina

COVID-19

Prefeitura informa que em Douradina não foi aplicada nenhuma vacina vencida

O Governo do Paraná também divulgou uma nota declarando que não recebeu e não distribuiu nenhuma vacina contra a Covid-19 fora da validade.

Publicado em 02/07/2021 às 22:10

Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu o lote citado pela Folha, mas aplicou as doses antes do vencimento. (Foto: AEN)

A Prefeitura de Douradina informou nesta sexta-feira (2) que o município não aplicou nenhuma vacina da AstraZeneca vencida na população. O assunto veio à tona ontem (2) após uma reportagem do jornal Folha de São Paulo informando que 26 mil doses vencidas em todo o país foram aplicadas. Segundo o levantamento, pelo menos 60 doses teriam sido aplicadas em moradores de Douradina. O lote vencido seria o 4120Z005.

O Portal da Cidade procurou a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre o caso. Segundo o secretário Evair Garcia, todas as doses recebidas pelo Município foram aplicadas dentro do prazo de validade.

"Queremos tranquilizar a todos, que não houve aplicação de doses vencidas em Douradina e sim um erro de integração dos dados no sistema". Isso ocorreu, segundo o secretário, porque os dados tem um prazo para serem lançados posteriormente, e pode ter ocorrido de o sistema ter registrado a data de lançamento como data de aplicação.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Vasconcellos explicou que recebeu o lote 4120Z005 citado pela reportagem no mês de janeiro e que a data de validade do lote em questão era 14 de abril. As 60 doses que fazem parte deste lote foram administradas nos profissionais de saúde, que foi o primeiro grupo prioritário, ainda no mês de janeiro, portanto antes da data de vencimento.

A Vigilância Epidemiológica ainda informou que o sistema de informação foi modificado mais de uma vez e que houve demora para repasse de dados ao Ministério da Saúde. "A gente faz um rigoroso acompanhamento dos processos de vacinação diariamente, e as doses quando chegam são aplicadas de imediato".

Além disso, a 12ª Regional de Saúde também se posicionou, reforçando que o lote foi recebido e aplicado em janeiro, tendo se esgotado muito antes do vencimento – em abril deste ano.

Outras cidades do Paraná

No Paraná, outros 65 municípios são apontados por terem aplicado doses fora do prazo de validade.

O que diz a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), informou que há um problema de integração dos dados entre municípios e o sistema federal, "um erro de leitura da data de exportação do dado".

Conforme a secretaria, o Paraná não recebeu e não distribuiu nenhuma vacina contra a Covid-19 fora da validade prevista pelos fabricantes.

Dentre os oito lotes de AstraZeneca mencionados pelo levantamento da Folha de S.Paulo, o Paraná recebeu apenas dois (4120Z005 e CTMAV520).

Conforme a secretaria, o primeiro foi distribuído aos municípios no dia 23 de janeiro, com validade até 14 de abril. Foram 86,5 mil unidades, e o segundo, com 38,6 mil, foi enviado às cidades no dia 26 de março, com validade até 31 de maio.

"O período mínimo entre a distribuição e a validade dos imunizantes foi de 66 dias. O máximo, de 81 dias. Considerando que os municípios recebem as doses e realizam, de maneira geral, aplicação instantânea, é improvável algum tipo de aplicação fora da data no estado".

Segundo o setor de Imunizações da Sesa, trata-se de problema de registro no sistema nacional, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O estado disse que orientou os municípios nesta sexta-feira para que corrijam os registros no sistema, ressaltando que a funcionalidade de correção, por parte do Ministério da Saúde, só foi disponibilizada há 15 dias.

"A Secretaria de Estado da Saúde reforça que todas as vacinas são seguras e tem eficácia comprovada. A população deve procurar os locais de imunização e buscar a proteção".

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também emitiram uma nota de esclarecimento. 


Fonte:

Deixe seu comentário