Portal da Cidade Douradina

PEDIDO URGENTE

Profissionais de saúde pedem que curados da covid-19 doem plasma em Umuarama

O tratamento com plasma convalescente foi introduzido no protocolo dos pacientes de covid-19 da Santa Casa de Goioerê e do Hospital Cemil de Umuarama.

Publicado em 31/08/2020 às 03:55

(Foto: Assessoria)

“Pedimos encarecidamente aos pacientes que já foram curados da covid-19, para que doem plasma. O plasma convalescente mostrou-se um dos tratamentos mais eficazes para combater o vírus e o agravamento da doença até agora”, disse o pneumologista e intensivista Ronaldo de Souza, médico do Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva (Samunti), responsável pelas UTIs Covid-19 da Santa Casa de Goioerê e do Hospital Cemil de Umuarama. Até agora apenas quatro doadoras compareceram ao Hemonúcleo de Umuarama para doar plasma, número muito abaixo do esperado pelos profissionais de saúde.

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde da equipe do Cemil em Umuarama reuniram-se na manhã deste sábado (29) para fazer um apelo aos pacientes já curados. Pousaram para fotos segurando cartazes, que juntos formam a frase: 

“Estamos aqui por vocês! Mas você que já teve covid-19 também pode nos ajudar nesta luta contra o coronavírus. Como? doe sangue! Seu plasma convalescente está salvando vidas. Vá até o Hemonúcleo de Umuarama e realize sua doação!” 

O tratamento com plasma convalescente foi introduzido no protocolo dos pacientes de covid-19 da Santa Casa de Goioerê e do Hospital Cemil de Umuarama no dia 19 de agosto. 

Em dez dias, 15 pacientes foram beneficiados com o novo tratamento nas duas unidades. A maioria teve melhora clínica. Três pacientes, sendo dois de Goioerê e um de Umuarama, já recebem alta do hospital.

“Dos nove pacientes que receberam o plasma em Umuarama, todos tiveram melhora clínica”, destacou o médico.

De acordo com o também médico intensivista do Samuti, Jackson Erasmo Fuck – responsável pela UTI de Goioerê, o tratamento se mostra mais eficaz no início dos sintomas. “O mecanismo do plasma convalescente é simples: ao ser infundido, os anticorpos presentes no plasma irão matar o vírus ativo no organismo do paciente, impedindo assim que a doença se agrave, prevenindo sequelas e diminuindo o tempo de internação. Essa técnica se mostrou eficiente em mais de 35 mil pacientes estudados nos Estados Unidos e também nos que foram beneficiados aqui na nossa região”, avaliou o médico. 

Como doar plasma 

Apenas quatro pacientes doaram plasma ao Hemonúcleo de Umuarama até agora. “É muito pouco, tendo em vista o grande número de positivados que já tivemos na região. Então, fazemos um apelo a essas pessoas, para doem seu plasma”, ressaltou Erasmo. 

Hemonúcleos de todo o Paraná estão recebendo as doações. Agende na unidade mais próxima de vocë. 

Se você teve covid-19 e está em boas condições de saúde, agende sua doação no site do Hemepar

Em Umuarama, além do site, o agendamento pode ser feito pelos telefones: 44 36218307 -36218313- 36218300 .

Fonte:

Deixe seu comentário