Portal da Cidade Douradina

Saúde

Regulamentação de vagas nos hospitais da região será realizada pelo PAM ou SAMU

Com o novo sistema onde não há mais rodízio de hospitais em Umuarama, o tempo de espera dos pacientes da região em busca de leitos deve reduzir.

Publicado em 06/01/2020 às 23:24
Atualizado em

Após triagem no PA, conforme a gravidade e patologia, o paciente será encaminhado para o hospital de referência. (Foto: Arquivo/Portal da Cidade Douradina)

Após cerca de 40 anos, pacientes da região podem contar com todos os hospitais de Umuarama abertos 24 horas por dia, sete dias na semana. Porém, a regulamentação das vagas será realizada no Pronto Atendimento (PA) de cada cidade da região.

A adequação à Portaria 2395/2011, do Ministério da Saúde, que Organiza o Componente Hospitalar da Rede de Atenção às Urgências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi anunciada em outubro e passou a vigorar nesta segunda-feira (6) nas quatro unidades hospitalares que oferecem serviços de alta complexidade em Umuarama. Antes, abriam 24 horas em sistema de rodízio.

A partir de agora, os usuários que precisam de serviços de urgência e emergência do SUS nos 21 municípios que pertencem a 12ª Regional de Saúde, precisam procurar o PA da sua cidade ou acionar o SAMU/SIATE. Após triagem no PA, conforme a gravidade e patologia, o paciente será encaminhado para o hospital de referência.

Desta forma, caso o atendimento hospitalar for necessário, o paciente será encaminhado através da Central de Regulação de Leitos do SAMU ao hospital credenciado na especialidade indicada. O paciente não poderá mais ir direto o hospital em Umuarama. “Isso significa colocar o paciente certo, no tempo certo e no hospital certo. Outra grande vantagem é que não teremos mais falta de leitos gerais”, disse a diretora da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enfermeira Viviane Herrera.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que a região de Umuarama está com ampla cobertura para procedimentos de alta complexidade. “Investimos altos valores para viabilizar o atendimento da população que reside em Umuarama e região. Foram repasses destinados para leitos de UTIs, equipamentos e de retaguarda para atendimentos e procedimentos”, explicou. 

De acordo com ele, o Governo do Estado se preocupa com o cuidado e atenção à saúde e busca, de forma ordenada, legalizada e transparente, regionalizar e potencializar os atendimentos à população. “Dessa forma, a redução de deslocamento é prioridade no planejamento da saúde”, disse o secretário.

Viviane Herrera, destaca ainda a organização dos serviços. “Trabalhamos com o objetivo maior que é atender o paciente no lugar certo e no tempo certo, ou seja, queremos atender ou internar o paciente na unidade hospitalar mais adequada na proximidade e na referência do tipo de tratamento que ele precise.”

ESTRUTURA 

O conjunto de hospitais de Umuarama possui equipamentos de ponta, com tecnologia e estruturas modernas. São mais de 960 leitos de internação, 60 leitos de UTIs (adulto, pediátrica, neo-natal e coronarianas), laboratórios de análises clínicas com atendimento 24 horas, centro cirúrgicos de suporte avançado, unidades de pronto-socorro equipados para todo tipo de urgência e emergência, além de unidades radiológicas para exames de imagem.

Além de atender diretamente a população de aproximadamente 276 mil habitantes dos 21 municípios que fazem parte da 12ª RS, as unidades hospitalares são retaguarda para outras cidades que integram a região macronoroeste.

ESPECIALIDADES 

Os quatro hospitais mantém convênios e contratos com a Secretaria de Saúde em Umuarama. Embora a região não tenha uma unidade própria do Estado, eles estão credenciados para atendimento de alta complexidade via Sistema Único de Saúde.


O Instituto Nossa Senhora Aparecida é credenciado para cirurgia cardíaca e cardiologia intensivista, cirurgia bariátrica e em urgência e emergência.


A Associação Beneficente Noroeste do Paraná (Norospar) é a unidade hospitalar que atende pediatria, neurologia e urgência e emergência, e é, também, a maternidade de referência da região.


A Associação Beneficente São Francisco de Assis (Hospital Cemil) está credenciada em alta complexidade para ortopedia, pediatria e urgência e emergência.


A União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) é o serviço credenciado em alta complexidade em oncologia, ortopedia e em urgência e emergência.

Os esforços dos prefeitos, em conjunto com o Governo do Estado, viabilizaram a maior oferta dos serviços em Umuarama. O presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais do Paraná e prefeito de Alto Piquiri, Luís Carlos Borges Cardoso, disse que o encerramento do rodízio é um registro histórico. “Antes tínhamos um hospital com leitos para pacientes e agora teremos quatro. Dessa maneira, o paciente já vai para o hospital onde será operado ou atendido. Todo mundo ganha com essa situação”, comentou Cardoso.

INVESTIMENTOS 

O Hospital Cemil recebeu R$ 2,8 milhões para ampliação e aquisição de equipamentos no segundo semestre de 2019. Foram viabilizados mais 15 novos leitos de UTI, cinco deles pediátricos e dez adultos. O Governo do Estado repassou ao Instituto Nossa Senhora Aparecida R$ 1,6 milhão em dezembro. O valor viabilizou a compra de equipamentos para a implantação de 13 Unidades de Terapia Intensiva Coronarianas, as UTIs para pacientes com doenças cardíacas.

Além dos valores específicos para equipamentos e obras, mensalmente a secretaria estadual da Saúde repassa valores para apoio às especialidades e de custeio para os Hospitais.

Fonte:

Deixe seu comentário