Portal da Cidade Douradina

PLANEJAMENTO

Reunião traça planos para a saúde pública de Douradina em 2021

Objetivos foram discutidos durante encontro entre o prefeito, vice, secretário, coordenadores e representantes da área da saúde.

Postado em 22/02/2021 às 15:10 |

O encontro teve o objetivo de discutir propostas e objetivos com foco na melhoria do atendimento a população.

A Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde da última sexta-feira (19) uma reunião com os coordenadores e representantes da saúde do município. A ação contou com a presença do prefeito Oberdam, do Vice Nakamura e do Secretário de Saúde, Evair Garcia. Na ocasião, foram discutidas propostas e objetivos do plano de Governo da Gestão atual.

Durante o encontro, o prefeito Oberdam enfatizou que a Saúde é prioridade na sua administração, e que tem como objetivo promover um atendimento humanizado e de qualidade aos munícipes. Ele esclareceu também que os profissionais que atuam no PAM, são contratados por uma empresa terceirizada, mas fazem parte da equipe, e para continuidade no atendimento aos munícipes, é necessário um trabalho conjunto.

“Juntos vamos lutar por uma saúde de qualidade e funcionamento efetivo, pois essa é uma nova fase, uma nova era, e contamos com a contribuição de cada um da equipe para oferecer serviços ágeis, com qualidade e eficácia, no setor classificado como um dos pilares mais importantes da gestão: a saúde", ressaltou o prefeito.

O secretário de saúde, Evair Garcia esclareceu algumas mudanças realizadas na equipe, apresentando o quadro de funcionários que irá compor o corpo clínico da saúde do Município, e destacou a aquisição do ECG (eletrocardiograma) com laudo, que em alguns dias já estará em funcionamento no Município, entre outros projetos que estão por vir.

A Enfermeira Paula Cabral, explicou a importância do trabalho em equipe, da parceria dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com os profissionais que atuam no atendimento da urgência e emergência (PAM), e que existem protocolos que precisam ser seguidos, como no encaminhamento de pacientes para o nível terciário, que seria o encaminhamento de casos mais complexos para hospitais de referências.

"O sistema de referência e contrarreferência funciona dentro da lógica de hierarquização, e a Atenção Primária sempre será a porta de entrada, caracterizado por atividades de promoção, proteção e prevenção de agravos. O profissional da APS que deseja encaminhar um paciente para outros níveis da atenção conhece a hierarquia do sistema, e sabe que referenciar significa indicar o paciente para outro nível de cuidados.", afirma Cabral.

O secretário de saúde comunicou ainda que em alguns dias haverá uma reorganização das áreas de cobertura das equipes da Unidade de Saúde da Família (USF), já que a territorialização, preconizada pelo SUS, é um pressuposto básico da organização do processo de trabalho do Programa de Saúde da Família (PSF).

Evair vê esta divisão essencial e necessária pois nos últimos anos, houve um crescimento em uma determinada área e com isso um descontrole nas equipes. Para que haja uma igualdade de famílias atendidas pelas ACS, essa divisão é necessária.

"Esta foi a primeira de muitas reuniões que ainda virão, mas representa um momento importante para mostrar os caminhos a serem seguidos por aqueles que foram escolhidos, e que estão dispostos a somar e contribuir para uma gestão pública de qualidade”, disse o secretário.

Confira abaixo a lista de funcionários que irá compor o corpo clínico da Saúde de Douradina.
Coordenadora da Atenção Primária à Saúde: Enfermeira Paula Cabral.
Enfermeiras do PSF: Ana Paula Polachini Ferreira, Viviana Honorato dos Santos e Josefa Nunes Feitosa.
Médicos da Atenção Básica: Dr. Roberto Mangialardo Romanos, Dra. Kelly Andressa Accadrolli de Lima, Dra. Ellen Caroline Palma, Dra. Dariley moreaux Herrera.
Vigilância Epidemiológica: Enfermeira Sandra Vasconcellos.
Vigilância Sanitária: Ana Paula Carvalho Priore.
Vigilância Ambiental e Endemias: Amanda Mendonça Palma.
Agendamento: Maria Elizabete Oliveira da Cruz.
Administrativo: Heloisa Fernanda Galvão Romualdo.
Farmácia: Joseli Gonsalves Pereira Casari.
CAF: Adriano Araújo Ferreira.
Psicóloga: Adriana Batista Dalla Vecchia.
Fisioterapêuta: Flávia Antunes Casteline.
NASF: Ana Paula da Silva, Fernanda Casteline e Marília Fabril.
Administrativo do PAM: Alessandra Maria da Silva.



Fonte:

Deixe seu comentário