Portal da Cidade Douradina

Samu do Noroeste começa a funcionar no dia 22 de novembro, afirma a diretoria

Publicado em 02/10/2013 às 00:36

Depois de vários impasses e muitas discussões, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem data marcada para começar a funcionar. Mesmo com alguns municípios não efetuando os pagamentos, o SAMU Noroeste vai iniciar as atividades para atender os 85 municípios associados no dia 22 de novembro. O anúncio foi feito na última sexta-feira para a reportagem do jornal Umuarama Ilustrado pelo coordenador do Ciuenp Almir de Almeida.

Segundo o coordenador, o empenho do presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito Moacir Silva e o apoio do governador Beto Richa e do secretário de Saúde Michele Caputo Neto foram fundamentais para conseguir organizar a data definitiva para a abertura do SAMU Noroeste. “Agora é definitivo, o SAMU do Noroeste vai começar a funcionar no dia 22 de novembro”, ressaltou. 

A data para o treinamento dos agentes, que vão atuar no serviço, também foi definida e será nos dias 13 e 14 de novembro. Já o edital de convocação será publicado no dia cinco do mesmo mês. “A última visita do governador foi definitiva para conseguirmos a abertura do Samu. Como também o trabalho realizado pelo prefeito Moacir Silva com viagens em busca de parcerias”, informou Almeida.

Almeida também fez um alerta para os municípios que ainda estão inadimplentes. “Com o funcionamento do Samu os municípios não terão desculpas para não realizar os pagamentos, principalmente em negar saúde para sua população. A partir do momento que o serviço começar a funcionar e os débitos não forem quitados vamos publicar os nomes das cidades devedoras”, alertou. 

Em Umuarama, as três ambulâncias enviadas pelo Governo Federal atenderão o município, como também as cidades Perobal, Xambrê e Maria Helena. “O consórcio tem por finalidade a execução de ações e serviços na regulação de urgências, transporte de pacientes graves e atendimento pré-hospitalar móvel, na área de abrangência do plano de ação regional da Rede de Urgências do Noroeste do Paraná, com sede em Umuarama”, lembrou o coordenador.

Habitantes atendidos

Juntos os 85 municípios somam 1.007.350 habitantes, pertencentes a quatro regionais da Secretaria de Estado da Saúde – a 11ª (25 cidades, com pólo em Campo Mourão); 12ª (21 municípios, sede em Umuarama); a 13ª, com pólo em Cianorte (11 cidades); e a 14ª, de Paranavaí, com 28 cidades. O Ciuenp conta também com oito salas de estabilização, dez Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de hospitais, unidades de suporte avançado à vida (Usav) e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate). A central de regulação do Samu foi construída pela Prefeitura de Umuarama com um investimento aproximado de R$ 290 mil. 

Fonte:

Deixe seu comentário