Portal da Cidade Douradina

CONFIRA O VÍDEO

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal contra gripe e sarampo em Douradina

Cobertura alcançou 66,3% do grupo prioritário. Na reta final da campanha, a enfermeira Sandra Vasconcellos lembra a importância da vacinação.

Publicado em 02/06/2022 às 11:32
Atualizado em

Na reta final da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde de Douradina alerta a população para baixa cobertura vacinal contra gripe e sarampo, que ocorre em todo o estado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 2.325 pessoas receberam o imunizante contra a Influenza no município desde o início da campanha nacional de vacinação, em 4 de abril. A estimativa inicial era de que 3.505 pessoas deveriam ser imunizadas até o fim da campanha, em 3 de junho (sexta-feira). Atualmente, a cobertura alcançou apenas 66,3% do grupo prioritário no Município.

A vacina atualizada contra a doença protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Em janeiro deste ano, o Paraná declarou epidemia de H3N2 após um aumento no número de diagnósticos e mortes em decorrência do vírus. Foram mais de dois mil casos e 118 óbitos entre dezembro e março.

Em entrevista ao Portal, a enfermeira Sandra Vasconcellos lembrou a importância da vacinação para a proteção dos grupos prioritários que fazem parte do publico alvo.

A imunização contra a Influenza deste ano envolve duas etapas. A primeira, que teve fim no dia 2 de maio, foi direcionada para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A segunda abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.

SARAMPO – Este ano a campanha de vacinação contra o Sarampo está sendo realizada junto com a vacinação da gripe, reforçando a necessidade da prevenção tanto contra os vírus respiratórios quanto para doenças que já foram erradicadas. É a 8ª campanha de imunização da doença, que tem como meta alcançar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde.

Segundo o Vacinômetro, 404 vacinas foram aplicadas na cidade. A estimativa do Ministério da Saúde é que 542 crianças de seis meses a menores de cinco anos recebam o imunizante. Ainda faltam 138 crianças.

As pessoas que fazem parte do público alvo devem procurar a Sala de Vacina que funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 as 12h e das 13h30 as 17h.

Fonte:

Deixe seu comentário