Portal da Cidade Douradina

TRATAMENTO

Saúde pede para que pessoas de Douradina curados da covid-19 doem plasma

O plasma convalescente pode ajudar no tratamento de pacientes acometidos pela covid-19 e que estão em estado grave.

Publicado em 21/12/2020 às 05:31
Atualizado em

O Plasma Hiperimune de Covid-19 ou Plasma Convalescente é o plasma de indivíduos que se recuperaram de uma infecção e sua administração é um meio que pode fornecer imunidade imediata a pessoas doentes, por possuir alta dosagem de anticorpos específicos. 

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Douradina pedem para que ex-pacientes recuperados do novo Coronavírus, realizem a doação de sangue. Assim que é feita a separação do plasma no Hemonúcleo e todos os exames, vários pacientes ainda não recuperados podem ter suas vidas salvas! 

O doador necessita pesar no mínimo 52 kg e ter entre 18 e 59 anos completos, se for menor de 16 anos, o responsável legal deve acompanhar. Além de apresentar o resultado positivo do exame para COVID, e ter saído do isolamento no mínimo há 30 e no máximo há 180 dias. 

Não ter feito nenhuma tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses e não ter recebido nenhuma transfusão de sangue nos últimos 12 meses também é essencial. No caso das mulheres, não ser lactante ou gestante, ou sofrido aborto. 

No ato, o doador precisa apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado e hidratado e em boas condições de saúde. Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos, outras comorbidades, e realizaram procedimentos cirúrgicos ou endoscopias recentemente não podem doar. 

Antes da doação, recomenda-se evitar alimentos gordurosos e não ter ingerido bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas. Ter dormido por no mínimo 6 horas na noite anterior é um ponto importante. Ainda é importante informar aos agentes do Hemonúcleo caso o doador esteja fazendo o uso de algum medicamento específico. 

Se você reúne as condições necessárias e quer fazer sua doação, basta agendar um horário pelo site do Hemepar. Clique aqui para agendar a doação.

Caso tenha dificuldade em fazer o agendamento online e para tirar dúvidas, é só ligar na Unidade de Saúde Hélio Corsini, pelo fone: 3663-1440 e peça para falar com a enfermeira Paula Cabral. É importante desmarcar caso algum imprevisto surja. 

Preste um ato de cidadania, solidariedade e amor ao próximo, doe já!

Fonte:

Deixe seu comentário