Portal da Cidade Douradina

Tamboara entra para lista de cidades com alta incidência de casos de dengue

Publicado em 28/03/2014 às 02:08

Mais um município localizado na área de abrangência da 14ª Regional de Saúde está gerando preocupação por causa do grande número de pessoas com dengue. Até a última quinta-feira, Tamboara possuía 69 registros de pessoas com sintomas da doença, com 18 casos confirmados e 41 aguardando resultados de exames laboratoriais. 10 exames deram negativo. 

Antes, os maiores problemas estavam Nova Londrina, Marilena e Itaúna do Sul, que atualmente somam, respectivamente, 805, 518 e 30 casos positivos de dengue. Os números são altos também em Loanda, com 33 confirmações, e Paranavaí, com 21 casos confirmados da doença.

O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 14ª Regional de Saúde, Walter Sordi Junior, disse que em Tamboara, algumas estratégias de controle estão sendo avaliadas, para evitar que uma epidemia se instaure na cidade. Em relação aos municípios que alcançaram índices de epidemia, as ações já estão acontecendo.

Uma das explicações para a elevação na quantidade de pessoas com dengue está no alto índice de infestação por Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Um levantamento feito no início do ano mostrou que 26 dos 28 municípios da região ultrapassaram percentual considerado tolerável, que é de 1%.

Com isso, as notificações de casos suspeitos de dengue, desde 1º de janeiro até a última quinta-feira, totalizavam 2.705 em todo o Extremo-Noroeste. Os casos positivos somavam 1.449. Os negativos, 452. Os pendentes, 804.

Fonte:

Deixe seu comentário