Portal da Cidade Douradina

"DIA D"

Tapira e outros 29 municípios realizam vacinação contra a dengue

Dose será fornecida para quem já participou da primeira e segunda etapa, conforme a Secretaria de Estado da Saúde.

Publicado em 23/03/2018 às 21:11

Vacinação contra a dengue é realizada em 30 municípios do Paraná. (Foto: Ilustrativa)

As trinta cidades paranaenses que iniciaram a nova etapa da aplicação das vacinas contra a dengue na terça-feira (20) farão o Dia D de vacinação neste sábado (24).

A dose será fornecida para quem já participou da primeira e a segunda etapas anteriores, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A imunização não contemplará pessoas que ainda não tomaram a vacina.

O público-alvo nesta etapa, que vai até o dia 28 de abril, é de 110 mil pessoas. Na última etapa, realizada no fim de 2017, 174 mil pessoas foram vacinadas contra a dengue. Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação.

Participam da campanha da vacinação contra a dengue os seguintes municípios:

Assaí

Bela Vista do Paraíso

Boa Vista da Aparecida

Cambará

Cambé

Cruzeiro do Sul

Foz do Iguaçu

Ibiporã

Iguaraçu

Itambaracá

Jataizinho

Leópolis

Londrina

Mandaguari

Marialva

Maringá

Maripá

Munhoz de Mello

Paiçandu

Paranaguá

Porecatu

São Miguel do Iguaçu

São Jorge do Ivaí

São Sebastião da Amoreira

Santa Isabel do Ivaí

Santa Fé

Santa Terezinha de Itaipu

Sarandi

Sertanópolis

Tapira

Recomendação da Anvisa

Em novembro de 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que a vacina da dengue não seja tomada por quem nunca teve a doença. A imunização, conforme a Anvisa, é considerada segura apenas para as pessoas que já foram infectadas pelo vírus.

Mesmo assim, o Governo do Paraná manteve a oferta da vacina contra a dengue nas 30 cidades definidas para receber a campanha, que começou em agosto de 2016 e aplica as doses gratuitamente.

De acordo com a Sesa, a decisão de adoção da vacina foi tomada com base em critérios epidemiológicos dos últimos cinco anos no estado e seguindo recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, segundo a secretaria, mais de 70% dos casos de primeira infecção por dengue são assintomáticos, ou seja, a pessoa não identifica a doença. Ainda conforme a Sesa, os vacinados são monitorados e não houve registro de reação adversa grave em etapas anteriores.

Fonte:

Deixe seu comentário