Portal da Cidade Douradina

Tapira registra morte por gripe e se mobiliza para evitar o avanço da doença

Publicado em 18/06/2013 às 07:09

A cidade de Tapira ampliou as ações de prevenção contra a gripe H1N1 para evitar a propagação da doença, já que os resultados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde confirma a morte uma mulher de 41 anos, ocorrida em maio passado. Na cidade existem outros dois casos confirmados e cerca de 90 suspeitos. Em todo o Paraná são em torno de 160 casos confirmados. 

Diante do quadro registrado em Tapira, o prefeito Delfino Marques e sua equipe de saúde decidiram reforçar as ações de prevenção.

Segundo a enfermeira da Vigilância em Saúde, Rosa Aparecida Goulart Otaviano, as secretarias da Saúde e Educação estão juntas e palestras estão sendo realizadas em escolas e materiais educativos com dicas são distribuídos também nas igrejas, entidades e outros locais de aglomeração de pessoas. “É um trabalho em equipe para evitar novos casos graves da doença”, disse. 

O médico Michel Bayouth Padial, que atende no Pronto Atendimento Municipal, disse que a cidade está com um bom estoque de Tamiflu, o antiviral mais eficaz contra a gripe e que é disponibilizado pela saúde pública, informou que todo o paciente atendido com sintomas da gripe, além de medicado, passa a ter um monitoramento até a cura da doença. Além da ficha no cadastro, o paciente recebe uma carteirinha que indica o tratamento e dá preferência a ele caso precise de atendimento médico. 

A morte
Dr. Michel também destaca que, a paciente A.J.S. que morreu no dia 21 de maio, apresentava alguns sintomas da gripe, mas não tinha tosse seca e contínua, porém na época só se falava em dengue, e alguns dos sintomas se confundem. Ela foi ao PA pela manhã, fez a consulta normal, estava com a pressão arterial em dia, recebeu o medicamento e não quis saber de internamento. Disse que ia se recuperar em casa. Mais tarde o quadro se agravou e ela morreu no mesmo dia. Rosa e o médico disseram ontem que optaram por pedir os exames para diagnosticar a real causa da morte e a confirmação saiu na semana passada. 

Outras duas mortes por gripe foram confirmadas no Paraná. Uma delas é de um idoso, residente em São Pedro do Paraná e a outra de uma criança de seis meses, residente em Curitiba. 

ALERTA À POPULAÇÃO

Uma das estratégias no combate da doença é a prescrição do medicamento antiviral (oseltamivir), o Tamiflu, nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Os profissionais de saúde do Paraná estão orientados desde 2011 a prescrever o medicamento, independentemente da confirmação laboratorial, para todos os casos de síndrome gripal (doentes) e síndrome respiratória aguda grave (internados)”, alerta a Secretaria Estadual da Saúde. O antiviral é distribuído gratuitamente nos serviços de saúde da rede estadual e municipal. 
PREVENÇÃO – Segundo a médica da secretaria da Saúde, Miriam Woiski, além da vacina contra a gripe, outra forma bastante eficaz de se proteger contra a gripe é a higiene das mãos. “Isso tem que se tornar um hábito. Lavar as mãos constantemente protege contra a gripe e outras doenças”, afirmou. Manter os ambientes bem arejados e com as superfícies sempre limpas também ajudam a evitar a transmissão da doença. 

Principais sintomas da gripe: 
- Febre repentina 
- Tosse seca
- Dor de garganta 
- Dor de cabeça 
- Dores musculares 
- Dores nas articulações 
Dores nas costas 
- Falta de ar 
- Cansaço 
- Calafrio

Principais medidas de prevenção da gripe:

- Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão 
- Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies 
- Não compartilhar objetos de uso pessoal 
- Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar 
- Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas

Fonte:

Deixe seu comentário