Portal da Cidade Douradina

COLAPSO

Umuarama estuda alternativas para que crianças não fiquem sem leitos do SUS

Nesta quarta-feira (1º/06) havia ao menos 35 crianças aguardando por vagas na Central de Leitos da Macrorregião.

Publicado em 02/06/2022 às 11:06

O aumento dos casos de influenza (gripe), antes do período que normalmente ocorre, também está contribuindo para a lotação dos leitos infantis.

Por ser referência regional em pediatria do SUS (Sistema Único de Saúde), Umuarama centraliza o atendimento de mais de 30 municípios. E apesar de disponibilizar mais de 1.000 consultas de média e alta complexidade por mês no Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), nesta quarta-feira (1º/06) havia ao menos 35 crianças aguardando por vagas na Central de Leitos da Macrorregião. A Secretaria Municipal de Saúde estuda alternativas para minimizar o problema.

O secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, conta que existem 40 crianças internadas hoje, por meio de convênio com o SUS. “Conforme depoimentos dos médicos pediatras que atendem nas 23 unidades básicas de saúde do município, este ano estamos em uma situação diferenciada quanto a infecções respiratórias: temos observado um número acima do esperado, além de casos de covid-19 – que em maio foram 37 crianças”, comenta.

Ele acrescenta que o aumento dos casos de influenza (gripe), antes do período que normalmente ocorre, também está contribuindo para a lotação dos leitos infantis. “Nossa atenção total é com relação às síndromes respiratórias, para que elas não se agravem. Equipes de profissionais de saúde têm alertado aos pais, responsáveis e cuidadores para que deem atenção especial aos cuidados essenciais dessas crianças”, aponta.

Segundo o secretário, neste momento, mais do que nunca, é fundamental manter o distanciamento social e evitar aglomerações, deixar ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, manter as mãos limpas com lavagem ou uso do álcool em gel, higienizar os brinquedos das crianças, não compartilhar objetos pessoais (talheres, toalhas, pratos, copos e garrafinhas) e utilizar máscaras estão entre as principais orientações.

O credenciamento de novos leitos – tanto de enfermaria quanto de UTI – é de exclusiva responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que por sua vez também tem o Ministério da Saúde como órgão regulamentador. “O Norospar, onde funciona o nosso Centro de Referência Materno Infantil, existem 10 leitos de enfermaria, dois leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI neonatal e mais cinco leitos de unidade semi-intensiva neonatal, totalizando 27 leitos credenciados para o atendimento de pacientes do SUS. E tudo está ocupado hoje por crianças de toda a região”, detalha, acrescentando que está em contato com a Regional de Saúde para estudar alternativas para que ninguém fique sem cuidado médico na cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário