Portal da Cidade Douradina

SOLIDARIEDADE

Uopeccan capta cinco órgãos de jovem que teve morte cerebral em Umuarama

É a primeira vez que o procedimento é realizado na instituição. O homem sofreu um acidente em Umuarama

Publicado em 07/05/2018 às 08:34

É a primeira vez que o procedimento é realizado na instituição. (Foto: Divulgação)

A família de um jovem de 23 anos, falecido no Hospital Uopeccan de Umuarama, autorizou a retirada e doação de órgãos. De acordo com a assessoria de comunicação da unidade, é a primeira vez que o procedimento é realizado na instituição. A captação teve início às 04h desta sexta-feira (04) e concluída por volta das 08h30.

Foram captados os seguintes órgãos: fígado, rins e globos oculares. O destino dos órgãos não foi divulgado pela Central Estadual de Transplantes, mas, caso todos os órgãos estejam em condições para serem transplantados, a previsão é que cerca de cinco pessoas sejam beneficiadas com a doação.

O jovem que estava em uma motocicleta atingida por um carro na avenida Londrina, em Umuarama, teve morte cerebral confirmada nesta quarta-feira (2). Ele estava internado desde o dia último dia 20, quando aconteceu o acidente, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Uopeccan.

As equipes do Siate do Corpo de Bombeiros e o suporte avançado do Samu atenderam o acidente. De acordo com os socorristas, o jovem estava desacordado e com sangramento na face. Ele foi mobilizado e colocado na ambulância do Samu.

A caminho do hospital, a vítima teve uma parada cardiorrespiratória. Os socorristas realizaram manobras de ressuscitação e após alguns minutos, conseguiram reanimar o rapaz. Desde a internação o quadro piorou e foi aberto o protocolo de morte encefálica, que consiste em exames meticulosos e repletos de detalhes que comprovam a “perda” da atividade cerebral do paciente.


Fonte:

Deixe seu comentário