Portal da Cidade Douradina

ANIVERSÁRIO

Uopeccan de Umuarama completa 5 anos com mais de 71 mil atendimentos realizados

Hoje além do tratamento de prevenção e cura do câncer, o hospital é referência para o tratamento da covid-19.

Publicado em 04/03/2021 às 02:46
Atualizado em

Em 4 de março de 2016 foi oficialmente inaugurada a unidade em Umuarama.

A história do Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama iniciou em 15 de janeiro de 2010, o que culminou com sua inauguração 4 de março de 2016, muitos foram os avanços, a entidade atende toda a macrorregião que engloba mais de 80 municípios, não apenas na oncologia, mas também nas demais especialidades habilitadas. Hoje além do tratamento de prevenção e cura do câncer, somos referência para o tratamento da covid-19. Um dos marcos históricos para o hospital foi a definição da unidade em março de 2020, como uma das referências estaduais no acolhimento e atendimento a paciente suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Desde o início, mais de 71 mil atendimentos já foram realizados e, entre estes, mais de 600 pessoas foram atendidas especificamente devido a pandemia, entre casos suspeitos, confirmados e descartados. A Uopeccan conta com uma estrutura ímpar, com capacidade para atender todas as necessidades que os casos demandam. Alas com leitos para tratamento intensivo ou não, foram destinadas exclusivamente para este fim, com desenvolvimento e adoção de protocolos específicos, aquisição de insumos próprios e disponibilização de equipamentos de suporte à vida.

O presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan acompanhou o início desse percurso, ainda quando o projeto estava no papel. “Parece que foi ontem que eu acompanhei o início da obra, hoje vemos os resultados positivos da nossa instituição que atende toda comunidade de Umuarama e região. Parabéns a todos que fazem parte da equipe e da família Uopeccan, que a cada dia possamos oferecer atendimento humanizado aos nossos pacientes”.

Desde a fundação do hospital, inúmeros investimentos foram realizados, mesmo com as dificuldades financeiras inerentes das atividades, contando sempre com o apoio e participação da comunidade nos bazares, jantares, projeto do Nota Paraná, leilões, cofrinhos e doações via telemarketing. Importante destacar também o suporte dos Governos Estadual e Federal por meio da destinação de verbas. “O apoio de todos tem sido de grande valia para manutenção do funcionamento dos nossos serviços. Nesses cinco anos de funcionamento da Unidade Uopeccan de Umuarama, conseguimos sobreviver administrando todas as dificuldades que foram surgindo, mas ainda precisamos caminhar muito mais para que o hospital trabalhe com déficit zero”, ressalta o administrador da Uopeccan, Luciano Maldonado.

Ainda de acordo com o administrador do hospital, a Uopeccan não passou ilesa em relação a pandemia do Covid-19, sendo afetada diretamente em razão das mudanças dos atendimentos (redução e alteração dos protocolos), bem como, aumento substancial dos custos, contingenciamento das equipes de trabalho, entre tantos outros desafios, necessitando ainda mais da ajuda e suporte da comunidade, sociedade e governos.

Para o diretor da Uopeccan de Umuarama, Wanderley Rosa, essa trajetória foi marcada por vitórias e dificuldades, ele destaca sua gratidão a todos que fazem parte desse crescimento. “Enfrentamos desafios novos a cada dia e graças a nossa equipe multiprofissional que não tem medido esforços, consigamos vencer as adversidades, principalmente nesse período com a pandemia. Quero agradecer o conselho diretor, corpo clínico, colaboradores, legionárias, voluntários, pacientes e a comunidade, pelos 5 anos de dedicação”.


Fonte:

Deixe seu comentário