Portal da Cidade Douradina

Uopeccan já realizou duas mil consultas e sete mil exames

Com cerca de 250 atendimentos diários, o hospital também deverá oferecer tratamento radiológico até o final do primeiro semestre.

Publicado em 06/01/2017 às 21:31

A assessoria de imprensa do Hospital Uopeccan de Umuarama, divulgou nesta quinta-feira (05) a relação dos atendimentos prestados desde o início dos trabalhos na cidade. Somente no mês de novembro de 2016 já foram feitas mais de 2 mil consultas no hospital. Essa média vem sendo mantida há alguns meses, segundo a assessora de Relações Públicas Neusa Barbado. Ela lembra também que o Hospital do Câncer tem atendido uma média de 250 pessoas por dia.

Nos levantamentos feitos desde o dia 4 de março, quando a unidade foi aberta oficialmente para o atendimento direto ao público, aconteceram cerca de 1300 cirurgias, que envolvem as especializadas de oncologia, neurologia, ortopedia, urologia, entre outras.

Desde o início dos atendimentos até o mês de setembro, que antecipou a ação Outubro Rosa, já haviam sido realizados 3816 exames de mamografia.

De acordo com Neusa, o desenvolvimento de ações específicas no mês de outubro aumentou a demanda. “Além do Outubro Rosa, também aconteceu o Agosto Azul, entre outras campanhas desenvolvidas na área de Saúde, também pelos municípios, trouxe maior demanda em todos os setores de atendimento no hospital”, explica, ressaltando que em oito meses foram realizadas quase seis mil mamografias. Neste período, os exames de ultrassonografia chegaram a 1200.

Neusa lembra também que sem os colaboradores, nada disso seria possível. “Hoje temos cerca de 300 colaboradores e ainda 200 voluntários. Sem essa equipe não teríamos condições de chegar a esse nível de atendimento”, complementa.

Segundo a Relações Públicas, os números são referentes aos atendimentos realizados pelo Sistema único de Saúde (SUS), convênios e também em atendimentos particulares.

Os serviços oferecidos pela Uopeccan são consultas, exames de imagem, colonoscopia, endoscopia, tomografia, raios-X, ultrassom, biópsia de mama, tireóide e fígado, além da quimioterapia e as cirurgias.

Para tanto possui um maquinário compreendido por um mamógrafo, além de três aparelhos de ultrassom, um intensificador de imagem, um aspirador ultrassônico, um tomógrafo e um Arco em ‘C’.

RADIOLOGIA

A grande dúvida dos pacientes que precisam passar por exames radiológicos é a falta do equipamento na unidade do noroeste. Desde a inauguração do Hospital em Umuarama, os pacientes que necessitam deste tratamento precisam se deslocar para a unidade de Cascavel.

De acordo com Neusa, a previsão é de que a Uopeccan de Umuarama inicie os tratamentos de radioterapia até o final do primeiro semestre deste ano.

“Recebemos um comunicado do administrador geral da Uopeccan, Luciano Maldonado informando que o equipamento saiu do Estados Unidos dia 22 de dezembro último e tem previsão de chegada ao Brasil em fevereiro deste ano”, comenta, explicando ainda que após chegar no território nacional, ainda há uma demanda de tempo para sua instalação e início do funcionamento. “Depois da chegada, ainda há um prazo de 30 dias para liberação no posto e transporte ao hospital. Em Umuarama, passará pelo processo de instalação que deve ser realizado em etapas, e provavelmente ficará pronto apenas ao final de abril ou início de maio. Só depois é que será submetido ao processo de finalização com a liberação do CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)”, complementa. 

Neusa também explica que os pacientes que fazem a radioterapia em Cascavel poderão dar continuidade ao tratamento em Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário