Portal da Cidade Douradina

NATUREZA

Praias cristalinas do Balneário de Porto Camargo formam as belezas do rio Paraná

Municípios da Costa Noroeste aproveitam as belezas do segundo maior rio da América do Sul para o turismo sustentável.

Publicado em 05/03/2020 às 08:26
Atualizado em

(Foto: Retur)

Tem praia hoje? Quando o fim de semana se aproxima e as temperaturas aumentam – e no Noroeste do Paraná não é raro os termômetros chegarem aos 40ºC – essa é a pergunta que mais circula nos grupos e redes sociais dos frequentadores do Balneário de Porto Camargo, em Icaraíma. Quando dá praia, a população do município, que tem pouco mais de 8 mil habitantes, chega a dobrar.

É o regime de chuvas na cabeceira do rio Paraná que controla a formação da Praia do Sol, a poucos metros da costa, em uma das centenas de ilhas de um dos principais arquipélagos fluviais do País. Quando chove muito em São Paulo, o banco de areia não se forma. Em compensação, quando o nível do rio está baixo, a praia está garantida e as pessoas podem aproveitar as águas cristalinas e quentinhas.

Icaraíma é um dos municípios da Costa Noroeste paranaense, localizada no chamado Corredor das Águas, que aproveita as belezas do rio Paraná para explorar o potencial econômico na esteira do turismo sustentável. Além dos balneários, passeios de barco, observação da fauna e flora, trilhas através do rio e em meio à mata, a pé ou de bicicleta, pesca esportiva e até mergulho são algumas das atividades que estão se desenvolvendo na região. 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Icaraíma, Idemar Monteiro, explica que o município está descobrindo esse potencial e se prepara para o aumento de visitantes. “Esse fluxo maior é uma surpresa para nós, que ainda estamos conhecendo o turismo e começamos a estruturação junto com a comunidade e o setor empresarial”, diz. “Temos os barqueiros que prestam serviço para os turistas, pousadas e restaurantes. O comércio também está investindo mais por causa do turismo”, conta. 

Região Turística 

O Corredor das Águas é uma das 14 regiões turísticas do Estado, e está entre as áreas de interesse da Paraná Turismo no trabalho de promoção e capacitação de empreendedores e agentes públicos. O objetivo é expandir e profissionalizar os negócios que envolvem o turismo no Estado. 

“Nossa proposta é mostrar o Estado para os seus habitantes. As praias do rio Paraná já são bastante visitadas pelos moradores dos municípios próximos, mas queremos mostrar essas belezas para as demais regiões, para que os paranaenses conheçam o que o Estado tem a oferecer”, afirma a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta.  

Na região do Corredor das Águas, 33 municípios contam com atrações turísticas, sendo que nove deles estão nas margens do rio Paraná: Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso, Icaraíma, Querência do Norte, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena e Diamante do Norte.

Fonte:

Deixe seu comentário