Portal da Cidade Douradina

Chegou a estação mais apaixonada e florida do ano

Publicado em 22/09/2016 às 00:30

Nesta quinta-feira (23) inicia a estação mais florida, perfumada e colorida do ano, a primavera, além disso com certeza é a estação mais apaixonada também. De acordo com especialista, com o término do inverno os animais e também os seres humanos são “despertados” para a vida, como se tivesse acontecido uma espécie de hibernação e agora acordassem.

Neste período algumas espécies de animais costumam se reproduzir, aproveitando a beleza da natureza para namorar e dar continuidade em suas espécies, povoando assim cada cantinho do mundo. Na primavera os dias costumam ser mais longos e as noites mais curtas, com temperaturas mais quentes durante o dia e mais amenas de noite, é na estação também que inicia o horário de verão que neste ano começa a partir do dia 16 de outubro.

Primavera será marcada por chuvas e temperaturas amenas

Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná, a primavera de 2016 terá a influência do fenômeno La Niña que, diferente do El Niño, resfria as águas do Oceano Pacífico. Isso significa que o regime de chuvas para o segundo semestre será frequente.

A La Niña é um fenômeno natural marcado pelo resfriamento das águas na porção equatorial do Oceano Pacífico, enquanto o El Niño, ao contrário, se caracteriza pelo aquecimento naquela região. Os dois eventos causam grande impacto nas condições climáticas do Paraná e do Sul do Brasil.

O meteorologista do Simepar, Tarcísio Valentino da Costa comenta que a expectativa é para uma estação chuvosa. “Em comparação com o inverno, a previsão é para mais chuvas e muitos vento em todo o estado. Os dias frios ainda estão previstos, mas com menos intensidade”.

A última vez que o La Niña deu as caras foi em 2010. A previsão para os próximos meses é de chuvas dentro da média, mas a La Niña pode trazer mudanças na atmosfera que aumentam a incidência de raios e de chuvas de granizo, já alerta a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil desde o começo de agosto.

Mais para o final do ano, o volume de precipitações deve diminuir, com risco até de estiagens nas diversas regiões produtoras do Paraná, aponta o meteorologista. A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano.

Fonte:

Deixe seu comentário