Portal da Cidade Douradina

Douradinenses vão às urnas pela separação do Sul do resto do País

Publicado em 06/10/2017 às 02:13

Douradina - A vontade de separar a região Sul do resto do Brasil volta a movimentar os eleitores paranaenses neste sábado (7). Um plebiscito informal foi marcado pelo movimento O Sul é Meu País, das 8h às 20h, para consultar os eleitores dos três estados da região sobre a possibilidade de se separar do resto do país. E Douradina conta com local de voto na Praça Central.

A organização responsável pela consulta, batizada de Plebisul, espera contar com a participação de um milhão de moradores, que equivale a quase 5% do eleitorado da região, composto por 21,28 milhões de pessoas.

"O objetivo desta consulta popular é saber verdadeiramente o que pensam todos os sulistas", justifica texto do movimento sobre o plebiscito. Em princípio haverá pelo menos uma urna em cada um dos 1.191 municípios dos três estados. O movimento reconhece que este plebiscito não possui valor legal, pois não é aprovado pelo Congresso. Aliás, a Constituição proíbe a separação de qualquer unidade da federação.

Durante a votação informal deste sábado, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular, para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um plebiscito oficial em 2018 sobre o assunto. O movimento espera chegar a três milhões de assinaturas.

Fonte:

Deixe seu comentário