Portal da Cidade Douradina

Em Umuarama, réplica da Torre Eiffel faz sucesso entre praticantes de rapel

Monumento foi construído em Umuarama e tem 10% do tamanho original. Para chegar ao topo, são 160 degraus; visitação é gratuita.

Publicado em 24/07/2014 às 05:09

A réplica da Torre Eiffel, que fica às margens da PR-323, em Umuarama, é mais do que um cartão-postal para um grupo de aventureiros da cidade. Eles utilizam a torre de mais de 30 metros para fazer rapel durante os fins de semana.

“Quando eu convido alguém, a pessoa diz que tem medo, mas eu também tenho. Isso que é o legal, é vencer o medo”, conta Patrícia Piffer, umas das coordenadoras do grupo. Além da adrenalina, a vista que a descida proporciona é admirada pelos aventureiros. “A gente está se exercitando, movimentando o corpo, a gente também dá um elemento para a alma”, complementa Patrícia.

O empresário de Umuarama Edson Ferrarin, foi quem resolveu construir a réplica em 2007, após visitar três vezes Paris. \"Eu gosto de coisas históricas, por isso resolvi trazer a torre para cá\", conta. A construção, que ficou pronta em 2008, tem mais de 30 toneladas e duas mil peças, todas em tamanhos diferentes e fabricadas na empresa do Edson. \"Eu trouxe uma miniatura de Paris e planejei a partir dela\", conta. A réplica equivale a 10% do tamanho da torre original e tem altura de um prédio de 11 andares. Ao todo, o empresário gastou cerca de R$ 180 mil.

A torre fica dentro da chácara de Edson, mas visitação é aberta ao público. Porém, nem todo mundo tem acesso ao topo -  uma subida de 160 degraus - por medida de segurança. Mesmo assim, os visitantes se divertem tirando foto em frente ao monumento. \"As criança ficam alucinadas e a gente mais ainda por eles\", conta a fisioterapeuta Manuela Cavalieri.

Para ver o vídeo com a reportagem completa feita pela RPC TV clique aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário