Portal da Cidade Douradina

Moradores improvisam passarela sobre ponte que liga Icaraíma a Naviraí

Publicado em 10/02/2016 às 02:47

Moradores da região de Naviraí, no sul do Estado, improvisaram uma ponte sobre trecho da BR-487 que desmoronou no último dia 2 de dezembro devido às fortes e constantes chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul entre o final de 2015 e começo de 2016.


A parte que caiu faz parte da ponte que dá acesso à BR-163 e liga o Estado ao município de Icaraíma (PR). Segundo o site Ta Na Mídia Naviraí, o local interditado fica a 500 metros do Posto Fiscal Foz do Amambaí, sentido Naviraí-Paraná. 


Com o tráfego impedido, os moradores decidiram construir uma espécie de "pinguela", uma ponte improvisada, sobre a via caída. Portanto, a estrutura temporária não permite travessia de veículos, apenas pedestres. 


Causas - Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a ponte que desmoronou fica sobre uma das vazantes do Rio Amambai.


A ligação rodoviária de Mato Grosso do Sul com o Paraná por essa região começou em 2001, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurou um complexo de pontes sobre o Rio Amambai e o Paraná. A BR-487 liga a BR-163, no trevo entre Naviraí e Itaquiraí, até Porto Camargo, no município de Icaraíma (PR).


De acordo com o site Ta Na Mídia Naviraí, o local interditado fica a 500 metros do Posto Fiscal Foz do Amambaí, sentido Naviraí-Paraná. Ainda não há previsão de quanto tempo o acesso ficará interditado.


Rotas alternativas - Desde que a ponte caiu os motoristas que vão de Mato Grosso do Sul para o Paraná precisam optar pelo acesso da BR-163 até Guaíra (PR), ou seguir por uma estrada vicinal que liga Naviraí ao Porto Caiuá e atravessar o rio de balsa, como era feito antes da construção da ponte, há 14 anos.


Condutores que viajam de Dourados ao Sul do País também podem optar pela MS-376, passando pelo município de Nova Andradina, seguindo depois pela MS-480. O motorista irá atravessar o rio pela ponte de Porto Primavera, na divisa de São Paulo com o Paraná.

Fonte:

Deixe seu comentário