Portal da Cidade Douradina

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Abatedouro de Umuarama começa exportar cortes de frango para o mercado chinês

A expectativa da empresa é embarcar, inicialmente, cerca de 200 toneladas de cortes de aves mensais para consumidores da China.

Publicado em 25/03/2024 às 18:35
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Saiu de Umuarama, nesta segunda-feira (25), a primeira carga de cortes de frangos produzidos na região com destino à China. A planta industrial da Levo Alimentos, que já exporta carne de aves para quase 30 países, foi recentemente habilitada a exportar para o país asiático e a conquista pode ser um diferencial no crescimento e consolidação do abatedouro, um dos maiores do Noroeste do Estado.

O envio da primeira carga para o Porto de Paranaguá, onde deve ser embarcada para o oriente, teve a presença do deputado federal Zeca Dirceu, dos secretários municipais de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, de Gabinete e Gestão Integrada, Cleber Bonfim, e do Esporte e lazer, Anderson Gasparetto, além dos presidentes do Sindicato Rural de Umuarama, Fernando Scanavaca, e da sociedade rural, Milton Gaiari, entre outras lideranças.

O deputado, que trabalhou ativamente pela habilitação das indústrias da região ao mercado chinês, lacrou o primeiro contêiner, que levará cortes especiais de frango de interesse dos chineses – como pé, ponta e meio da asa e outras partes com volume de cartilagens. Cada comprador tem suas características e preferências, disse o gerente de operações da Levo, Fábio Roberto Loch, “mas o importante é abrir mais este mercado e exportar para um dos países que mais compra do Brasil”.

A expectativa da empresa é embarcar inicialmente cerca de 200 toneladas de cortes de aves por mês para o mercado chinês, que conta com 1,4 bilhão de consumidores. A primeira carga deve chegar ao país asiático em 45 dias.

E o deputado disse que a empresa orgulha Umuarama e região, que essa conquista é resultado de um ano e meio de trabalho com algumas visitas à China. Segundo ele, o atual governo conseguiu quebrar a resistência política que havia entre os dois países e abriu esse mercado para as exportações de frango e carne bovina que terão grandes benefícios para Umuarama e região.

Cinco frigoríficos paranaenses e um entreposto foram autorizados a exportar carne de frango para a China após auditoria remota e presencial realizada entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Além da Levo, foram habilitados abatedouros de Jaguapitã, Capanema, Cianorte, Santo Inácio e um entreposto de Cascavel. Em todo o país foram 38 habilitações pela Administração Geral de Aduanas da China – oito para aves, 24 para bovinos, um para bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos.

Maior produtor e exportador de frangos do País, no ano passado o Paraná enviou para o Exterior 2,1 milhões de toneladas e recebeu US$ 3,8 bilhões. Para a China, principal importador, foram 682,3 mil toneladas de carne de frango, com US$ 1,6 bilhão de faturamento.

Fonte:

Deixe seu comentário