Portal da Cidade Douradina

golpes

Professoras aposentadas são vítimas preferidas de estelionatários na região

Segundo delegado, as abordagens ocorrem normalmente na saída de agências bancárias ou lotéricas, sempre na época em que a vítima recebe a aposentadoria.

Publicado em 15/06/2018 às 00:59

O delegado chefe da 7ª SDP, Osnildo Lemes, é favorável a criação de delegacias especializadas para atendimento ao idoso. (Foto: Colaboração)

Professoras aposentadas estão entre as vítimas preferidas de estelionatários, segundo o delegado chefe da 7ª SDP, Osnildo Carneiro Lemes.

De acordo com ele, não há um levantamento específico, mas na maior parte dos casos, as vítimas são pessoas idosas, mulheres e educadoras. E as abordagens ocorrem normalmente na saída de agências bancárias ou lotéricas, sempre na época em que a vítima recebe a aposentadoria.

“São vítimas que pela idade acabam sendo mais frágeis, mas fáceis de serem enganadas, mesmo quando são pessoas esclarecidas”, explicou o delegado, atribuindo o sucesso dos golpistas principalmente a ‘boa lábia’ dos criminosos. Entre os casos mais comuns de golpes está o do bilhete premiado e o do falso sequestro.

“O ideal é que sempre que o idoso for ao banco vá acompanhado de um familiar mais novo e que mesmo os gerentes das agências tenham uma forma de confirmar com parentes quando o idoso quiser fazer um saque de um valor mais alto que o habitual”, explicou o delegado.

A quantidade de crimes contra a pessoa idosa no Estado já resultou em um estudo em andamento pela Polícia Civil junto as subdivisões para saber da possibilidade de criação de núcleos e delegacias especializadas no atendimento de idosos.

De acordo com Lemes, a criação de um atendimento diferenciado é importante por uma série de fatores. Um deles é a necessidade de profissionais treinados para fazer o atendimento ao idoso. “Nunca uma vítima de estelionato chega aqui contando que passou por um golpe. Sempre diz que foi roubada. É necessário muita conversa para que a vítima deixe o constrangimento e a vergonha de lado para nos contar a verdade. Por isso os policiais precisam ter treinamento específico”, justificou Lemes.

Outro fator a ser considerado é o aumento da população idosa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam que em 2055 a população com mais de 60 anos de idade supere o total de brasileiros com até 29 anos. Atualmente temos 26 milhões de pessoas idosas. Em 2000, era apenas 8% da população total, mas em 2030 a estimativa é que corresponda a 19% dos brasileiros.

COMBATE A VIOLÊNCIA

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado hoje, dia 15, é o momento oportuno para que toda a população reflita sobre o tratamento dispensado atualmente a pessoa com mais de 60 anos e os cuidados que familiares e toda a sociedade devem adotar para proteger quem está em condição mais frágil.
Para lembrar a data, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Umuarama está realizando uma série de palestras orientativas junto aos grupos de terceira idade existentes na cidade. Em uma conversa rápida, os idosos são orientados sobre as formas de violência mais comuns sofridas e onde buscar ajuda para se proteger e para dar um basta a situação.

CUIDADOS PARA EVITAR PREJUÍZOS

* Não informe seus dados pessoais a estranhos por telefone;
* Cuidado com o golpe do bilhete premiado. Se alguém oferecer bilhete de loteria premiado em troca de dinheiro, não aceite e avise a polícia (190 Polícia Militar, 197 Polícia Civil e 153 Guarda Municipal);
* Esteja alerta quanto aos golpes por telefone. Evite repassar informações pessoais, citar nome de familiares. Nestes casos peça ajuda aos familiares, vizinhos e chame a polícia. Em caso de dúvida e medo desligue o telefone;
* Procure ir ao banco acompanhado por familiares, evite o auxílio de estranhos. Busque informações de um dos funcionários do banco devidamente identificado;
* Evite sair do banco com dinheiro à mostra;
* Faça empréstimos financeiros somente quando for realmente necessário;
* Evite contar a outras pessoas quando vai retirar dinheiro nos bancos;
* Não guarde dinheiro em casa. Deposite no banco.

Fonte:

Deixe seu comentário