Portal da Cidade Douradina

VIP

Cinema de Umuarama ganha sistema de acessibilidade para deficientes auditivos

Principal objetivo é fazer com que o cinema seja cada vez mais inclusivo e acessível para todos.

Publicado em 01/09/2019 às 22:00

(Foto: Divulgação)

Uma novidade especial chegou ao Cine Vip de Umuarama: a sala de cinema dispõe de um sistema que permite transmitir recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. Por meio de dispositivo em poltrona do cinema, os usuários têm acesso a um avatar virtual que executa a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com tradução automática.

Alexia Vitória de Araújo, aluna do Colégio Estadual Monteiro Lobato, foi escolhida para testar o dispositivo pela primeira vez nesta quinta-feira (29). Ao lado da tradutora e interprete de Libras, a professora Emanuelle Tótoli de Oliveira Cesário, Vitória assistiu ao filme ‘Nada a Perde 2’ – segundo e último filme baseado na série de livros escrita pelo jornalista Douglas Tavolaro sobre a vida de Edir Macedo.

Muitas pessoas com deficiência auditiva precisam de legendas descritivas para assistir aos filmes, com informações sobre trilhas sonoras e a entonação das falas dos personagens, por exemplo. Parte desse público, porém, não é alfabetizada e depende exclusivamente da língua de sinais (Libras), para compreender o conteúdo das obras.

Ainda de acordo com ela, o Cine Vip pretende instalar mais dispositivos conforme a demanda.

A tecnologia permite que as sessões sejam 100% acessíveis, uma vez que somente as pessoas que precisam dos recursos usarão os dispositivos, sem interferir na projeção convencional da tela. “De acordo com o proprietário do cinema, basta que o deficiente auditivo se identifique na bilheteria e solicite sentar em poltrona com o dispositivo de acessibilidade”, conclui a professora.

A aluna Alexia Vitória de Araújo e a professora Emanuelle Tótoli de Oliveira Cesário

Fonte:

Deixe seu comentário