Portal da Cidade Douradina

conscientização

Comunidade de Ivaté vivencia as dificuldades de pessoas com deficiências

Com vendas nos olhos e usando cadeiras de rodas, os participantes sentiram na 'pele' as dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos e visuais.

Publicado em 05/09/2019 às 01:18
Atualizado em

Experiência permite comunidade sentir a realidade de pessoas com deficiências. (Foto: Divulgação)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ivaté (APAE) promoveu na terça-feira (27), a atividade 'Vivendo na Pele' com a participação de doze lideranças do município de Ivaté. A ação faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Com vendas nos olhos, usando bengalas e cadeiras de rodas, os participantes sentiram na pele as dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos e visuais.


De acordo com a pedagoga da Escola, Sonia Marques, o objetivo da ação é conscientizar a comunidade sobre a importância do trabalho realizado pela APAE, bem como trabalhar a inclusão na sociedade.


O prefeito Univaldo Campaner, parabenizou a instituição pela iniciativa e disse que a ação é importante pela inclusão e pela troca de conhecimento proporcionada, também se colocou a disposição para ampliar a acessibilidade no município.

“Precisamos nos colocarmos no lugar do outro, respeitar o próximo, pois somos todos iguais. A empatia deve estar inserida em todas as nossas ações e só assim teremos uma cidade melhor para todos", disse o prefeito.




Estiveram presentes ainda, o presidente da Câmara Municipal, Misael Alves, comandante da PM, Sargento Santos, coordenadora da Educação Especial do Núcleo Regional de Umuarama, Viviane, Secretária de Educação, Silvana Fonseca, líderes religiosos, diretores de escolas e demais lideranças da cidade.


Durante a semana, a Apae fez várias ações que visaram integrar os alunos com deficiência em alguma atividade do dia a dia, como passeata, palestras, missa e confraternização.


Fonte:

Deixe seu comentário