Portal da Cidade Douradina

REGIÃO

Noivo de 60 anos internado na UTI se casa em hospital de Toledo

Ele, que está internado há mais de 40 dias, vive com a mulher há 31 anos; 'Na saúde e na doença', diz faixa de decoração.

Publicado em 29/10/2019 às 23:40

Um noivo, de 60 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 43 dias, se casou no Hospital Bom Jesus, em Toledo, no oeste do Paraná, nesta sexta-feira (25).

Segundo o diretor de enfermagem, Itamar Weiwanko, nesta semana o paciente recuperou a consciência e escreveu o pedido de casamento em uma carta.

José Tomaz Pazuch, de 60 anos, teve insuficiência renal e um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o hospital, o paciente e a mulher, Denise Cante Munhões, estão juntos há 31 anos, mas nunca tinham realizado o sonho de fazer uma cerimônia de casamento.

Desde o pedido, segundo o hospital, as equipes médica e de assistência social começaram a organizar os preparativos. Também providenciaram autorização para realizar a cerimônia.

“A assistência social decorou o lugar para fazer uma surpresa para o casal. Não tivemos uma confraternização, mas o momento religioso foi muito bonito”, contou o diretor de enfermagem.

A cerimônia durou 20 minutos e contou com a presença dos funcionários. Na faixa colocada no leito, estava escrito: "na saúde e na doença".

Cuidados

Como o local é um ambiente restrito, o diretor de enfermagem explicou que foi necessário tomar medidas de segurança para o paciente e para os demais.

“As pessoas que entraram usaram luvas e aventais descartáveis. Elas não poderiam tocar nos objetos. O juiz de paz teve o cuidado de ter certeza que o noivo estava consciente para participar da cerimônia.”

Conforme Weiwanko, o Hospital Bom Jesus é filantrópico e atende cerca de 500 mil pessoas, por ano, na região de Toledo. As duas UTIs do hospital atendem 70 pacientes.

“Foi um momento especial tanto pra o paciente como para a equipe. A gente tem certeza que isso vai contribuir com a recuperação clínica desse paciente", contou.

Fonte:

Deixe seu comentário