Portal da Cidade Douradina

Paraná Serviços

Aplicativo gratuito permite contato entre trabalhadores autônomos e contratantes

Aplicativo facilita negociação entre pedreiros, diaristas e outros profissionais com quem deseja contratar.

Publicado em 19/03/2019 às 01:07
Atualizado em

Aplicativo gratuito permite contato entre trabalhadores autônomos e contratantes, no Paraná. (Foto: Reprodução/RPC)

Encontrar uma diarista, encanador, pintor, garçom ou cozinheiro ficará muito mais fácil no Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (18) o aplicativo Paraná Serviços, uma solução inovadora que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do Estado. São mais de 100 categorias de serviços beneficiadas.

O aplicativo, que já está disponível para os sistemas Android e iOS, vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo, além de aumentar a empregabilidade e tirar os trabalhadores da informalidade. “Esta ferramenta vai agilizar a vida de quem busca uma colocação no mercado de trabalho, ligando de uma ponta a outra quem oferece e quem procura por um serviço específico”, destacou o governador.

A ferramenta foi criada pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, por meio de sua Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho, e desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

“A plataforma demonstra como o poder público pode ser um instrumento de soluções para a população e um indutor de desenvolvimento de novos negócios”, afirmou Ratinho Junior. “Queremos fazer com que o Estado seja um grande instrumento de desenvolvimento da área de tecnologia e crie ferramentas que facilitem a vida das pessoas”, enfatizou.

QUALIDADE DE VIDA - O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, explicou que outras categorias devem ser incluídas no leque de opções do aplicativo. “O nosso objetivo, com o Paraná Serviço, é aumentar a renda dos trabalhadores do Estado e, por sequência, a qualidade de vida da população”, disse. “Quem utilizou o serviço poderá avaliar o trabalho feito pelo profissional, como acontece com outros aplicativos. Quanto melhor avaliado, mais serviços o profissional pode conseguir”, explicou.

Confira algumas dicas importantes para utilizar o aplicativo:
Para o contratante:
O contratante deve pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita – basta informar as características do serviço e as opções de trabalhadores será exibida para a contratação.
A escolha do profissional é da preferência do contratante e podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador de serviços.
Ao final, deve confirmar o pedido ao trabalhador para facilitar o orçamento.
O app também permite a troca de mensagens entre contratante e contratado.
Escolhido o profissional de sua preferência, marcar a data de realização do serviço.
Para o contratado
O contratante reservará o dia em que deseja o serviço na sua agenda. Então o contratado receberá um aviso e deverá confirmar ou rejeitar o agendamento.
A principal seção do aplicativo é a de agendamentos. Nela, o contratado tem acesso a todos os seus compromissos: pendentes, confirmados e finalizados.
Antes de reservar um dia na agenda, provavelmente o contratante enviará uma mensagem com a cópia do pedido para que o profissional passe um orçamento. É preciso ficar atento.
Todas as seções e configurações do aplicativo estão reunidas no menu.
Outra seção é a de destaques. Se você é uma confeiteira, pedreiro, ou marceneiro, por exemplo, adicione fotos dos seus melhores trabalhos.
O profissional recebe direto do contratante o valor cobrado pelo serviço realizado.

Fonte:

Deixe seu comentário