Portal da Cidade Douradina

Florestas podem revolucionar a economia na região de Umuarama

Publicado em 26/06/2017 às 08:14

Umuarama - Aumentar a área de florestas plantadas no Paraná – especialmente na região do Arenito Caiuá – é o objetivo do empenho feito pelo Instituto de Florestas do Paraná (IFPR), que acaba de assinar um termo de cooperação técnica com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) e o Simur (Sindicato das Indústrias Moveleiras de Umuarama). O encontro, realizado na tarde de quinta-feira (22) na Aciu, pretende unir esforços entre as instituições para incentivar o plantio de eucalipto no Noroeste.

Todo trabalho terá apoio e coordenação do engenheiro agrônomo Claudio Marconi, da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná). Terceiro mais importante setor da economia paranaense, a indústria moveleira é forte também em Umuarama, porém a matéria-prima utilizada tem de ser adquirida em cidades e regiões distantes, encarecendo os custos de produção. “Além disso, a implementação de novas florestas em nossa região representa um socorro às terras cada vez mais deterioradas. Em estudo recente, identificamos propriedades que estão simplesmente sendo engolidas por voçorocas e erosões e a silvicultura chega para dar um novo rumo a esta realidade”, comenta Marconi.

Pelo termo de cooperação, a Aciu deve abrir suas portas para a realização de palestras, simpósios e treinamentos sobre temas relacionados ao incremento da cadeia produtiva da floresta plantada. “Temos muitos associados que atuam no ramo agrícola: fazendas, produtores rurais, casas agrícolas e pecuárias, maquinários, indústrias, enfim, é nossa obrigação apresentar essa grande oportunidade que chega para revolucionar nossa região”, afirma Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu.

No exato momento profissionais da Seab e do IFPR devem iniciar um mapeamento da produção rural na região. Os dados atualizados serão inseridos no sistema do Deral para utilização em projetos de incentivo à instalação do sistema chamado de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), responsável por aumentar substancialmente os ganhos de produtores rurais. “Traremos para Umuarama e região todos o apoio necessário para resolver as questões técnicas produtivas dos diferentes segmentos de florestas plantadas. Nosso objetivo é que os produtores tenham muito sucesso e eficiência com a introdução dessas novas técnicas aos sistemas convencionais de produção”, explicou Benno Henrique Weigert Doetzer, diretor-presidente do IFPR.

Fonte:

Deixe seu comentário