Portal da Cidade Douradina

Acadêmicos da Unipar realizam pesquisa sobre inclusão de deficientes auditivos

Publicado em 24/03/2016 às 07:19

Embora os investimentos na área da inclusão social e acessibilidade tenham avançado muito nos últimos anos, ainda são muitas as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência. Pensando nisso, alunos do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar desenvolveram uma pesquisa sobre as principais necessidades dos deficientes auditivos em Umuarama. Sob a supervisão das professoras Ana Ribas e Maria Adelaide Pessini, trata-se de um trabalho integrado que envolve todas as disciplinas da série e finaliza o ano letivo.

Os autores, Cristiane Souza, Fernando Jacob, Douglas Terto e Matheus Verdum, consideraram o tema relevante, pois acreditam que, a partir dos dados que obtiveram, a sociedade poderá usá-los para criar campanhas de conscientização, melhorando assim a qualidade de vida e a inclusão de seus deficientes auditivos. A pesquisa revelou que 47% dos entrevistados sentem dificuldade em se comunicar e 58% disseram que apenas poucos membros da família se esforçam em aprender Libras. 

Quando a pergunta foi sobre educação, 51% acreditam que as universidades estão aptas a recebê-los e 48% têm interesse em ingressar na universidade. Diante dos resultados computados, a equipe chegou à conclusão que os problemas para se comunicar e o convívio social são as maiores queixas. Os professores elogiaram a iniciativa do grupo por ter se dedicado a um tema emergente.

Vários outros foram pesquisados pela turma. A professora Ana Ribas informa que a escolha era livre: “O objetivo da pesquisa é buscar dados ainda desconhecidos sobre diversos assuntos, estimulando a criatividade e o conhecimento sobre os públicos, mercados, empresas, ideias, movimentos”. Ela destaca que na disciplina de Pesquisa de Marketing os alunos são inseridos na prática da pesquisa: “Isso faz com que passem pelo processo do estabelecimento dos objetivos, das hipóteses, construção da metodologia, da coleta de dados e análise das informações coletadas; é um trabalho completo e muito importante para à formação profissional do publicitário”.

A pesquisa completa está disponível em forma de infográfico no blog do curso de Publicidade e Propaganda da Unipar.

(https://ppunipar.wordpress.com/)

Fonte:

Deixe seu comentário