Portal da Cidade Douradina

NESTA QUARTA

Comunidade vai decidir se quer ou não Colégio Cívico-militar em Douradina

Votação ocorre nesta quarta-feira (11), das 11h às 21 horas no Colégio Estadual Douradina.

Publicado em 10/11/2020 às 08:02
Atualizado em

O Colégio Estadual Douradina poderá passar a ter ensino cívico-militar. Pais de alunos serão consultados nesta quarta-feira (11). (Foto: Portal da Cidade Douradina)

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) autorizou o Núcleo Regional de Educação, a consultar a comunidade escolar sobre a implantação do modelo de ensino cívico-militar, no Colégio Estadual, em Douradina. A consulta aos pais será nesta quarta-feira (11), das 11h às 21 horas.

Para participar, Pais e Mães de estudantes precisam ir à escola votar na consulta pública que vai decidir se o Colégio Estadual Douradina vai mudar do modelo tradicional para o modelo Cívico-militar. Durante a votação, serão mantidas as medidas de distanciamento social.

Quem pode votar?

Podem votar pais de alunos matriculados na escola, estudantes matriculados maiores de 18 anos, professores e funcionários. Todos devem levar documento pessoal com foto e uma caneta.

Pais ou responsáveis votam de acordo com o número de estudantes matriculados sob sua tutela na escola, ou seja, uma mãe com três filhos pode votar até três vezes.

Novo modelo

O modelo de escolas cívico-militares vai proporcionar mais aulas aos estudantes, aprimorando a qualidade do ensino. “Teremos aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, para estudar leis, Constituição Federal, papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania. Os alunos vão estudar mais”, explica Renato Feder, secretário da Educação e do Esporte. No Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira.

Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino, que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é a gestão compartilhada entre civis e militares.

O diretor-geral e o diretor auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.

Haverá, também, de dois a quatro monitores militares do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV), conforme o tamanho da escola.

Fonte:

Deixe seu comentário