Portal da Cidade Douradina

Dupla de Douradina é autora do rap classificado em primeiro lugar no 2º Concurso Musical Barão do Serro Azul

Publicado em 06/09/2013 às 07:07

Os estudantes Cirilo Gonçalves de Souza e Luana Cirila do Prado Silva, do Colégio Estadual Douradina, foram os grandes vencedores do 2º Concurso do Barão do Serro Azul e sua Relevância Para a História do Paraná. A cerimônia de premiação aconteceu nessa terça-feira (3), em Curitiba. 

O concurso divulga a vida e o trabalho Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, e incentiva a formação cidadã dos estudantes da rede estadual. “É uma forma de valorizar esta figura histórica tão importante do nosso Estado. E, ao mesmo tempo, o concurso estimula trabalhos interdisciplinares nas nossas escolas como uma motivação para os nossos alunos”, ressaltou o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

O concurso estimula nos alunos a pesquisa, leitura, interpretação de textos, e outras situações que envolvem várias disciplinas. “Tudo isso demonstra o bom trabalho que está sendo realizado pelos professores, junto com os alunos, nas escolas. Conseguir expressão por meio da música é a maior demonstração que houve um processo de aprendizagem”, destacou a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

O Barão do Serro Azul é o patrono e o fundador, em 1890, da Associação Comercial do Paraná, entidade, que em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, promove o prêmio. “O Barão é um herói nacional. Foi um empreendedor ousado, corajoso, preocupado com a comunidade paranaense. É preciso que sua história seja conhecida pelos estudantes paranaenses”, comentou o presidente da Associação, Edson José Ramon.

Este ano a composição musical teve que ficar dentro do gênero musical RAP (ritmo e poesia, em inglês). “É um tipo de música mais difícil de trabalhar, para acertar a rima e o ritmo, mas pesquisamos muito e tivemos a ajuda dos professores”, disse aluna Maria Gabrieli Vieira, do Colégio Estadual Dom Pedro I, em Pitanga. Ela e o seu colega, Luís Felipe de Almeida do Espírito Santo, conseguiram o segundo lugar no concurso.

O Colégio Douradina desenvolve ações musicais que incentivam os alunos. E eles começam a fazer história também. “Nós fomos estimulados pelos nossos colegas que participaram do concurso no ano passado. E claro, o incentivo dos professores para fazermos o nosso trabalho”, explicou o aluno vencedor Cirilo. Segundo ele, dupla vencedora teve suporte e tempo necessários para se preparar para o concurso a partir das atividades do Programa Ensino Médio Inovador. 

Os alunos em primeiro lugar receberam um tablet. Os segundos colocados ganharam um aparelho celular e a dupla que ficou em terceiro lugar foi premiada com um ipod. Os professores orientadores receberam uma máquina fotográfica digital e cada uma das escolas finalistas ganhou um troféu.

Todas as três duplas finalistas participarão do Programa é-Especial da TV é-Paraná que será exibido no dia 14 de setembro.

Fonte:

Deixe seu comentário