Portal da Cidade Douradina

Em todos os ciclos da vida, seja amigo da sua voz!

Publicado em 15/04/2013 às 23:29

No dia 16 de abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. Em 2013, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) tem o orgulho de promover e incentivar a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso.

A Campanha, que tem como slogan “Seja Amigo da sua Voz”, visa promover a prevenção de doenças vocais e indicar os cuidados específicos em cada ciclo da vida. A voz tem papel fundamental em nossas vidas e a SBFa quer disseminar cada vez mais atitudes que beneficiem a boa saúde vocal.

O choro, o riso e todos os sons produzidos pelo bebê já trazem formas distintas de comunicação: dor, cansaço ou satisfação. É uma forma humana de iniciar e manter contato com os outros, de satisfazer suas necessidades e de interagir com o mundo. Um distúrbio vocal na infância pode promover um efeito negativo na criança e impactar na sua eficiência comunicativa, no seu desenvolvimento social, educacional e nas suas atividades escolares em grupo. É importante que desde a infância os pais eduquem os filhos para o bom uso da voz, sem o uso de forte intensidade, grito e emissão de sons que exigem muita força para serem produzidos.

É na adolescência, dos 10 anos aos 19 anos, que ocorrem as grandes mudanças vocais. Essas são decorrentes de alterações hormonais que transformam a laringe infantil em adulta. Quanto maior a alteração vocal em adolescentes, maior o impacto na sua qualidade de vida. Em geral, a voz merece muito destaque nesta fase, pois é a partir da sua voz que o adolescente poderá se comunicar, se expressar e se desenvolver em seu meio social, seja na escola ou na busca pelo primeiro emprego.

Na fase adulta, um dos aspectos mais marcantes é a vida profissional. Independente da atividade que se exerça, os cuidados com a voz são fundamentais no dia a dia, por se tratar de um recurso de interação que pode influenciar de forma positiva ou negativa uma relação profissional. Em algumas áreas, os cuidados com a voz são ainda mais necessários, pois se trata do principal instrumento de trabalho. É o caso de atores, jornalistas, cantores, profissionais de telesserviços, professores, dentre outras profissões.

Na terceira idade os cuidados com a saúde, resistência e aprimoramento da voz são fundamentais para a plasticidade vocal, ou seja, para manter as diversas possibilidades de emissão da voz. Por isso são importantes os cuidados com a voz na fase adulta, pois terão reflexos no processo de envelhecimento. Com os devidos cuidados, podemos prevenir contra as doenças laríngeas, que podem vir a comprometer a longevidade da voz. 

Maiores informações Profa. Julya Macedo- Faculdade Global de Umurama/Uniesp- julyamacedo@hotmail.com.

Fonte:

Deixe seu comentário