Portal da Cidade Douradina

Governo do PR publica edital para contratar 423 agentes penitenciários

Publicado em 16/02/2013 às 21:20

O Governo do Paraná publicou ontem (15) o edital 016/2013 para preencher 423 vagas para o cargo de Agente Penitenciário do Quadro Próprio do Poder Executivo. A contratação tinha sido autorizada no ano passado. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março, via internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br. As provas de conhecimento serão no dia 7 de abril. Também poderão ser abertas vagas a Penitenciária de Cruzeiro do Oeste. 

Os novos servidores vão se somar a outros 3.126 agentes penitenciários concursados que já atuam nas unidades penitenciárias administradas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O último concurso público misto para agentes penitenciários no Paraná foi em 2004. Em 2006, houve concurso apenas para agentes femininos. 

Além disso, há 37 vagas para afrodescendentes masculinos e cinco para femininos, conforme determinação da Lei Estadual 14.274/2003. Em razão de o serviço exigir aptidão plena, não haverá vagas asseguradas a pessoas com deficiência, de acordo com o inciso II do artigo 35 da Lei Estadual 15.139/2006. 

PROVAS - O concurso é feito pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), da Universidade Estadual de Londrina. A partir do endereço eletrônico da Cops, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 100,00, ficando isentos os que estiverem no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e forem membros de família de baixa renda. 

No momento da inscrição, o candidato optará pelo local onde vai realizar as provas de conhecimentos, aptidão física, avaliação psicológica e avaliação médica: Curitiba, Londrina ou Cascavel. O curso de formação, que também faz parte do concurso, será realizado unicamente em Curitiba. 

A prova de conhecimentos é eliminatória e classificatória. Ela terá 50 questões de matemática, língua portuguesa, atualidades, informática e conhecimentos específicos. Os candidatos também serão submetidos à investigação social, com verificação de antecedentes nas esferas penal, civil e administrativa. 

Remuneração

A remuneração é de R$ 3.568,45 e o candidato deverá ter, no mínimo, o ensino médio completo. Do total de vagas do quadro geral, 330 estão destinadas a candidatos masculinos e 51 a femininos. O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data da publicação do edital de homologação da classificação final pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, podendo ser prorrogado por uma única vez pelo mesmo período.

Fonte:

Deixe seu comentário