Portal da Cidade Douradina

IML cumpre metade das exigências sanitárias

Publicado em 01/07/2016 às 07:33

Umuarama - Com o término do prazo de 15 dias estipulado pela Vigilância Sanitária (VS) do Município, finalizado na sexta-feira (24), a direção do Instituto Médico Legal (IML) em Umuarama entregou um relatório com as reformas já realizadas na primeira fase de manutenção. 

Para a execução das outras exigências do órgão sanitário foi solicitada a prorrogação do prazo por mais 60 dias. No início desta semana, o chefe de divisão da Vigilância em Saúde do Município, Fabio Barzon, recebeu os documentos enviados pelo diretor do IML local. 

Inicialmente foram determinadas 21 mudanças estruturais e de pessoal e, de acordo com Barzon mais da metade delas foram cumpridas. Anteriormente o diretor do IML, o médico legista Aldo Pesarini já havia anunciado que ao menos uma das exigências não seria cumprida em tempo, a sala para necropsia de corpos. 

A exigência realmente faz parte das que não foram entregues, mas o pedido pela construção desta sala foi feito oficialmente ao Governo do Estado e o protocolo de entrega foi anexado ao relatório do IML entregue à Barzon. Na primeira fase de obras, através de fundo rotativo, o IML conseguiu realizar a reforma no encanamento sobre as mesas de necropsia, que apresentavam vazamentos e ainda foi realizada a troca do piso, por outro com características impermeáveis. 

Os documentos referentes a contratação e a prestação de serviços de uma empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos também foi apresentada. Outras pequenas reformas deverão ser realizadas dentro do prazo (se houver a prorrogação por parte da VS). “Nós aguardamos a rotatividade dos recursos para continuarmos as reformas no IML”, comentou o diretor administrativo do Instituto, Castelar Paulino Rodrigues. 

Barzon disse que as equipes vão analisar, até o final desta semana, os documentos enviados pelo IML, a fim de verificar a possibilidade da prorrogação do prazo, mas de acordo com o chefe de divisão, as determinações devem ser cumpridas dentro do período solicitado. 

“Mesmo se houver a prorrogação do prazo, se as reformas não forem feitas dentro do tempo, poderemos notificar o órgão”, revelou Barzon, ressaltando que serão definidas as atitudes que serão tomadas posteriormente.

Fonte:

Deixe seu comentário